Brechando/Artistas Potiguares / Ilanna Thalma mostra 15 anos de trabalho na Pinacoteca do RN

Ilanna Thalma mostra 15 anos de trabalho na Pinacoteca do RN

Ilanna Thalma

Criada no Seridó do RN, Ilanna Thalma busca elementos diferentes para compor uma arte só e recheada de simbolismos. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Na próxima quinta-feira (21), a artista Ilanna Thalma realiza sua mais nova exposição, “De Repente Serpente”. A partir das 19 horas, na Pinacoteca, a artista vai falar um pouco da obra aos visitantes, no qual terão uma oportunidade de uma visita guiada. Posteriormente, haverá uma apresentação musical.

Em suas assemblages e instalações, Ilanna Thalma utiliza uma variedade de materiais contemporâneos, incluindo azulejos, pregos e ferros, para criar relicários e altares/oratórios com uma missão apotropaica. Suas obras retratam grafismos e simbolismos de culturas e mitologias diversas, desde o Alfabeto Armorial até cosmogonias pré-históricas, como a Constelação de Sírius dos povos Dogon.

Seus bordados, por outro lado, refletem sua sensibilidade essencial, incorporando referências escritas, poéticas e simbólicas, entrelaçando memórias de infância e ancestralidade, representando a paisagem do Seridó e seus mitos.

A exposição oferecerá aos visitantes uma jornada cronológica através do acervo pessoal da artista. Desde suas primeiras obras aos 15 anos, em 2005, até suas criações mais recentes, a exposição abrange um período significativo, proporcionando uma análise contínua do processo evolutivo de Ilanna Thalma.

A vernissage também contará com a discotecagem comandada pelo DJ Pajux.

Um pouco mais da obra de Ilanna Thalma

Ilanna Thalma nasceu em Ipueira, interior do estado. Uma de suas principais características acerca do trabalho é trazer consigo as influências de sua infância seridoense. Ao final suas obras emaranham suas lembranças da infância, entoando sua ancestralidade, em forma e textura. Representando sempre a paisagem do Seridó e seus mitos em descendência. 

Mudou-se para Natal na adolescência, onde reside atualmente e, posteriormente, começou a desenvolver seu estudo estético entre as regiões do estado. Além disso, co-fundou a Kza Efêmera, a primeira Casa de Cultura de Patos (PB) em 2019.

No ano seguinte, por sua vez, realizou a Exposição e Instalação “Casa Velha I” em sua antiga residência familiar em Ipueira (RN). Como resultado, transformou-se em uma Vídeo Arte Exposição premiada em cinco festivais de cinema do estado.

A artista também possui um extenso histórico de exposições, incluindo destaque na Pinacoteca Potiguar, Mostra Sesc Cariri de Culturas, Sesc RN Galeria, Fundação Cultural de Patos, entre outros.

O que é Assemblagem, arte da Ilanna Thalma?

É uma forma de arte tridimensional que envolve a composição de objetos e materiais diversos em uma única obra. Ainda mais, combina elementos muitas vezes heterogêneos e permite que o artista crie narrativas visuais únicas. Incorporando simbolismos e provocando, portanto, reflexões sobre a cultura e a história.

Ilanna Thalma transcende a mera composição estética, buscando apotropaias (objetos que protegem contra males), enquanto nos transporta por uma jornada trincada através de culturas e mitologias. 

A exposição tem curadoria de Paula Lima; fotografia de Vivian Moura; Design gráfico e texto de Daniel Nec. Já as ações de acessibilidade desenvolvidos pela Oficina de Áudio Descrição. 

Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, Fundação Capitania das Artes (Funcarte) e Fundo de Incentivo à Cultura.

Onde: Pinacoteca do Rio Grande do Norte

Quando: 21 de março

Horário: Vernissage às 19h, e Discotecagem às 21h

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus