Ilanna Thalma mostra 15 anos de trabalho na Pinacoteca do RN

Ilanna Thalma mostra 15 anos de trabalho na Pinacoteca do RN

Compartilhe:

Na próxima quinta-feira (21), a artista Ilanna Thalma realiza sua mais nova exposição, “De Repente Serpente”. A partir das 19 horas, na Pinacoteca, a artista vai falar um pouco da obra aos visitantes, no qual terão uma oportunidade de uma visita guiada. Posteriormente, haverá uma apresentação musical.

Em suas assemblages e instalações, Ilanna Thalma utiliza uma variedade de materiais contemporâneos, incluindo azulejos, pregos e ferros, para criar relicários e altares/oratórios com uma missão apotropaica. Suas obras retratam grafismos e simbolismos de culturas e mitologias diversas, desde o Alfabeto Armorial até cosmogonias pré-históricas, como a Constelação de Sírius dos povos Dogon.

Seus bordados, por outro lado, refletem sua sensibilidade essencial, incorporando referências escritas, poéticas e simbólicas, entrelaçando memórias de infância e ancestralidade, representando a paisagem do Seridó e seus mitos.

A exposição oferecerá aos visitantes uma jornada cronológica através do acervo pessoal da artista. Desde suas primeiras obras aos 15 anos, em 2005, até suas criações mais recentes, a exposição abrange um período significativo, proporcionando uma análise contínua do processo evolutivo de Ilanna Thalma.

A vernissage também contará com a discotecagem comandada pelo DJ Pajux.

Um pouco mais da obra de Ilanna Thalma

Ilanna Thalma nasceu em Ipueira, interior do estado. Uma de suas principais características acerca do trabalho é trazer consigo as influências de sua infância seridoense. Ao final suas obras emaranham suas lembranças da infância, entoando sua ancestralidade, em forma e textura. Representando sempre a paisagem do Seridó e seus mitos em descendência. 

Mudou-se para Natal na adolescência, onde reside atualmente e, posteriormente, começou a desenvolver seu estudo estético entre as regiões do estado. Além disso, co-fundou a Kza Efêmera, a primeira Casa de Cultura de Patos (PB) em 2019.

Você pode ler também:  Produtora potiguar cria uma galeria de artes virtual

No ano seguinte, por sua vez, realizou a Exposição e Instalação “Casa Velha I” em sua antiga residência familiar em Ipueira (RN). Como resultado, transformou-se em uma Vídeo Arte Exposição premiada em cinco festivais de cinema do estado.

A artista também possui um extenso histórico de exposições, incluindo destaque na Pinacoteca Potiguar, Mostra Sesc Cariri de Culturas, Sesc RN Galeria, Fundação Cultural de Patos, entre outros.

O que é Assemblagem, arte da Ilanna Thalma?

É uma forma de arte tridimensional que envolve a composição de objetos e materiais diversos em uma única obra. Ainda mais, combina elementos muitas vezes heterogêneos e permite que o artista crie narrativas visuais únicas. Incorporando simbolismos e provocando, portanto, reflexões sobre a cultura e a história.

Ilanna Thalma transcende a mera composição estética, buscando apotropaias (objetos que protegem contra males), enquanto nos transporta por uma jornada trincada através de culturas e mitologias. 

A exposição tem curadoria de Paula Lima; fotografia de Vivian Moura; Design gráfico e texto de Daniel Nec. Já as ações de acessibilidade desenvolvidos pela Oficina de Áudio Descrição. 

Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, Fundação Capitania das Artes (Funcarte) e Fundo de Incentivo à Cultura.

Onde: Pinacoteca do Rio Grande do Norte

Quando: 21 de março

Horário: Vernissage às 19h, e Discotecagem às 21h

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí