Brechando/Cidades / Casa +Negra Diversidade: novo projeto da Casa da Ribeira

Casa +Negra Diversidade: novo projeto da Casa da Ribeira

Casa +Negra busca implementar ações para que a Casa da Ribeira promova ações para incluir arte vinda das minorias, dentre elas está a Escola de Criação. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Durante a festa de aniversário da Casa da Ribeira, a diretoria anunciou um projeto para estimular as artes cênicas para pessoas negras e LGBTQIAP+. O nome do trabalho é, portanto, a Casa + Negra Diversidade. Além disso, a sua principal finalidade é ocupar o tradicional equipamento cultural visando em ampliar o olhar para a negritude e a comunidade LGBTQIAPN+.

A ideia, inclusive, é tornar o meio importante para que as pessoas sejam protagonistas das suas histórias, tenham visibilidade e acesso à educação e desenvolvimento humano e artístico. Serão desenvolvidas inúmeras ações no decorrer do ano junto a esses públicos-alvos. 

Essa é uma das novidades de Alessandra Augusta, a nova presidente da Casa da Ribeira, que está começando as atividades em 2024.

E dentro da Casa +Negra tem a Escola de Criação

A Escola de Criação, por sua vez será um núcleo educativo para artistas e não-artistas criadores, com garantia de acesso de 50% das vagas para a população negra/parda, pessoas LGBTQIAPN+ e estudantes da rede pública de ensino e egressos.

Em 2024, a Casa da Ribeira terá um total, portanto, de sete cursos de formação (quatro breves e três aprofundados). Além disso, serão mais de 160 horas para o fomento à criatividade e o desenvolvimento humano.

A meta reunir 130 pessoas inscritas e, também, com a realização de aulões abertos. 

Dentre os cursos estão:

  • Um Lugar de Partida – Dança Contemporânea e Processos Criativos com Ana Cláudia Viana – 20h);
  • Você Ainda Lembra? (Oficina de Escrita Poética com Thiago Medeiros – 20h);
  • Iniciação à Percussão e Sonorização (Alessandro Saraiva e Nando Galdino – 20h);
  • Narrativas Afirmativas no Audiovisual (com Di Gatti – 20h);
  • O Moinho de Ideias (com Clotilde Tavares – 12h);
  • Dramaturgias Clássicas e Documental (com Henrique Fontes – 44h) e,
  • Ancestralidade como Potência (com Alessandra Augusta – 26h).

As inscrições para os primeiros cursos já estão abertas e podem ser acessadas através  do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5vhjCJcThjPBUGN_2WE2A9dM2oEs2mhbnle2bwPLvVjR5Nw/viewform 

A Escola de Criação é uma realização da Casa da Ribeira, Casa +Negra Diversidade e conta com patrocínio da vereadora Brisa Bracchi (emenda parlamentar), da Prefeitura do Natal, da Fundação Nacional de Artes e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Inaugurada dia 06 de março de 2001, a Casa da Ribeira é um espaço independente, de Educação e Cultura, criado no centenário casarão n° 52 da Rua Frei Miguelinho, Ribeira, Natal, RN, Brasil. A Casa já abraçou mais de 280 mil espectadores, abrigou mais 2.700 espetáculos diferentes, desenvolveu mais de 30 projetos, tendo como conceito uma programação inclusiva e diversa com acesso subsidiado para públicos de Natal.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus