Casa +Negra Diversidade: novo projeto da Casa da Ribeira

Casa +Negra Diversidade: novo projeto da Casa da Ribeira

Compartilhe:

Durante a festa de aniversário da Casa da Ribeira, a diretoria anunciou um projeto para estimular as artes cênicas para pessoas negras e LGBTQIAP+. O nome do trabalho é, portanto, a Casa + Negra Diversidade. Além disso, a sua principal finalidade é ocupar o tradicional equipamento cultural visando em ampliar o olhar para a negritude e a comunidade LGBTQIAPN+.

A ideia, inclusive, é tornar o meio importante para que as pessoas sejam protagonistas das suas histórias, tenham visibilidade e acesso à educação e desenvolvimento humano e artístico. Serão desenvolvidas inúmeras ações no decorrer do ano junto a esses públicos-alvos. 

Essa é uma das novidades de Alessandra Augusta, a nova presidente da Casa da Ribeira, que está começando as atividades em 2024.

E dentro da Casa +Negra tem a Escola de Criação

A Escola de Criação, por sua vez será um núcleo educativo para artistas e não-artistas criadores, com garantia de acesso de 50% das vagas para a população negra/parda, pessoas LGBTQIAPN+ e estudantes da rede pública de ensino e egressos.

Em 2024, a Casa da Ribeira terá um total, portanto, de sete cursos de formação (quatro breves e três aprofundados). Além disso, serão mais de 160 horas para o fomento à criatividade e o desenvolvimento humano.

A meta reunir 130 pessoas inscritas e, também, com a realização de aulões abertos. 

Dentre os cursos estão:

  • Um Lugar de Partida – Dança Contemporânea e Processos Criativos com Ana Cláudia Viana – 20h);
  • Você Ainda Lembra? (Oficina de Escrita Poética com Thiago Medeiros – 20h);
  • Iniciação à Percussão e Sonorização (Alessandro Saraiva e Nando Galdino – 20h);
  • Narrativas Afirmativas no Audiovisual (com Di Gatti – 20h);
  • O Moinho de Ideias (com Clotilde Tavares – 12h);
  • Dramaturgias Clássicas e Documental (com Henrique Fontes – 44h) e,
  • Ancestralidade como Potência (com Alessandra Augusta – 26h).
Você pode ler também:  O que é coletivo Oiá

As inscrições para os primeiros cursos já estão abertas e podem ser acessadas através  do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5vhjCJcThjPBUGN_2WE2A9dM2oEs2mhbnle2bwPLvVjR5Nw/viewform 

A Escola de Criação é uma realização da Casa da Ribeira, Casa +Negra Diversidade e conta com patrocínio da vereadora Brisa Bracchi (emenda parlamentar), da Prefeitura do Natal, da Fundação Nacional de Artes e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Inaugurada dia 06 de março de 2001, a Casa da Ribeira é um espaço independente, de Educação e Cultura, criado no centenário casarão n° 52 da Rua Frei Miguelinho, Ribeira, Natal, RN, Brasil. A Casa já abraçou mais de 280 mil espectadores, abrigou mais 2.700 espetáculos diferentes, desenvolveu mais de 30 projetos, tendo como conceito uma programação inclusiva e diversa com acesso subsidiado para públicos de Natal.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí