Brechando/brechadas / Fotógrafo potiguar vence prêmio e ganha curso na Alemanha

Fotógrafo potiguar vence prêmio e ganha curso na Alemanha

O fotógrafo potiguar Everson de Andrade ficou em primeiro lugar em concurso internacional. O prêmio será realização de curso. Saiba mais no Brechando

Compartilhe:

O jornalista e fotógrafo potiguar Everson de Andrade foi um dos dois contemplados, na última quarta-feira, pelo Prêmio Transatlântico de Fotografia Lebenskunst. A premiação de abrangência nacional trouxe para esta edição o tema “Muros” e esta é a primeira vez que um fotógrafo do Rio Grande do Norte não só fica entre os finalistas, mas que acaba com o prêmio segundo a análise do Júri especializado.

O Prêmio Transatlântico de Fotografia Lebenskunst se coloca como um espaço de descoberta de talentos e, a cada edição, busca destacar obras que melhor capturam a essência do tema proposto.

O fotógrafo Everson de Andrade

Na última quarta-feira foi realizado no Club Transatlântico um evento, não apenas para o anúncio dos trabalhos vencedores, mas também uma exposição com todas as obras finalistas.Além do artista potiguar, a fotógrafa Marcela Novais, de São Paulo, também foi vencedora do Prêmio e os dois ganharam a participação de uma imersão cultural na Escola Lette Verein, em Berlim, com passagens, hospedagens e alimentação pagas pelos organizadores.

Além deles, o Baiano Smitson Oliveira foi o vencedor do júri popular e ganhou como prêmio uma câmera fotográfica.

Quem é Everson de Andrade

Morador do bairro de Rosa dos Ventos, em Parnamirim, Everson de Andrade foi premiado com o trabalho “Cidade Metade”: uma série fotográfica que surgiu em sua cabeça ainda no período das obras para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. No entanto, os registros fotográficos iniciaram apenas alguns anos depois.

A obra, que o fotógrafo define como uma “metáfora visual”, faz o uso de fotografias de tapumes em obras pela cidade e propõe a questão de acessos do espaço público e qual parte da população de fato teria acesso aos benefícios daquelas obras.

“No período que antecedeu a Copa, aqui em Natal tinham muitas obras de mobilidade, mas desde esse período eu questionava quem, de fato vai ter acesso a essa mobilidade proposta? Os carros ou os coletivos? Anos depois a gente já pode afirmar que essa mobilidade foi pensada apenas para os carros, a maior parte da população de Natal ainda sofre com o transporte coletivo de péssima qualidade”, comentou o fotógrafo.

A origem do prêmio

A realização do Prêmio Lebenskunst só é possível pelo generoso apoio de todos os parceiros: Senac, Hebraica, O Instituto Social Brasil Alemanha, Lette Verein de Berlin, B’nai B’rit, DBG, Deutsch Brasilianische Gesellschaft de Berlin, Consulado do Brasil em Berlin e patrocinadores Grupo Baumgart, Sixt Rent a Car, Hellner Seguros, Saez Advogados, G10 Favelas, Boltz Advogados e Noah Gastronomia.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus