Fotógrafo potiguar vence prêmio e ganha curso na Alemanha

Fotógrafo potiguar vence prêmio e ganha curso na Alemanha

Compartilhe:

O jornalista e fotógrafo potiguar Everson de Andrade foi um dos dois contemplados, na última quarta-feira, pelo Prêmio Transatlântico de Fotografia Lebenskunst. A premiação de abrangência nacional trouxe para esta edição o tema “Muros” e esta é a primeira vez que um fotógrafo do Rio Grande do Norte não só fica entre os finalistas, mas que acaba com o prêmio segundo a análise do Júri especializado.

O Prêmio Transatlântico de Fotografia Lebenskunst se coloca como um espaço de descoberta de talentos e, a cada edição, busca destacar obras que melhor capturam a essência do tema proposto.

O fotógrafo Everson de Andrade

Na última quarta-feira foi realizado no Club Transatlântico um evento, não apenas para o anúncio dos trabalhos vencedores, mas também uma exposição com todas as obras finalistas.Além do artista potiguar, a fotógrafa Marcela Novais, de São Paulo, também foi vencedora do Prêmio e os dois ganharam a participação de uma imersão cultural na Escola Lette Verein, em Berlim, com passagens, hospedagens e alimentação pagas pelos organizadores.

Além deles, o Baiano Smitson Oliveira foi o vencedor do júri popular e ganhou como prêmio uma câmera fotográfica.

Quem é Everson de Andrade

Morador do bairro de Rosa dos Ventos, em Parnamirim, Everson de Andrade foi premiado com o trabalho “Cidade Metade”: uma série fotográfica que surgiu em sua cabeça ainda no período das obras para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. No entanto, os registros fotográficos iniciaram apenas alguns anos depois.

A obra, que o fotógrafo define como uma “metáfora visual”, faz o uso de fotografias de tapumes em obras pela cidade e propõe a questão de acessos do espaço público e qual parte da população de fato teria acesso aos benefícios daquelas obras.

“No período que antecedeu a Copa, aqui em Natal tinham muitas obras de mobilidade, mas desde esse período eu questionava quem, de fato vai ter acesso a essa mobilidade proposta? Os carros ou os coletivos? Anos depois a gente já pode afirmar que essa mobilidade foi pensada apenas para os carros, a maior parte da população de Natal ainda sofre com o transporte coletivo de péssima qualidade”, comentou o fotógrafo.

A origem do prêmio

A realização do Prêmio Lebenskunst só é possível pelo generoso apoio de todos os parceiros: Senac, Hebraica, O Instituto Social Brasil Alemanha, Lette Verein de Berlin, B’nai B’rit, DBG, Deutsch Brasilianische Gesellschaft de Berlin, Consulado do Brasil em Berlin e patrocinadores Grupo Baumgart, Sixt Rent a Car, Hellner Seguros, Saez Advogados, G10 Favelas, Boltz Advogados e Noah Gastronomia.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí