Brechando/Curiosidades / Pasmem, a TV ainda é a principal mídia do Brasil

Pasmem, a TV ainda é a principal mídia do Brasil

Diferentes do que muitos pensam, a internet ainda não se popularizou, visto que a TV é a principal mídia do Brasil. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

“A internet vai substituir tudo”, disse seu tio durante o domingo numa festa em família. Mas, isto é só um argumento de senso comum e não há uma prova que isso é verdade. Não havia. Hoje tem dados que mostram que a televisão (TV) ainda é a principal mídia do Brasil, principalmente em lugares que tem zona rural.

O acesso à internet nas zonas rurais brasileiras cresceu nos últimos anos. Entretanto, a televisão ainda é uma das principais fontes de informação e entretenimento para esse público. Os dados são da mostra de Tecnologia da Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD TIC).

De 2019 para 2021, o sinal da TV parabólica esteva presente em cerca de 45% dos domicílios do campo que tinham o aparelho, equivalente a quase 4 milhões de famílias.  

Pesquisa da Anatel também segue a tese do PNAD sobre a TV ser a mídia ainda de maior relevância

Outra pesquisa, de caráter qualitativo e encomendada pela Anatel para operacionalizar a migração das antenas parabólicas convencionais para as digitais, à consultoria Denker revelou que, dentro do grupo analisado, os programas de TV ainda ocupam o primeiro lugar em relação ao consumo de conteúdos diversos no campo, em todas as cinco regiões do país.

Em seguida estão meios como rádio e redes sociais, entre elas, Facebook, Instagram e WhatsApp.

No final de fevereiro, a Siga Antenado, órgão da Anatel, iniciou o agendamento e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital em mais 439 cidades. Esse processo consiste na transferência do sinal da parabólica da banda C para a banda Ku (se pronuncia citando as letras e não do jeito que você pensou hihihi), em função do início da operação de liberação da tecnologia 5G no Brasil.

Objetivo deste programa

Como a nova tecnologia funcionará na frequência que atualmente é ocupada pela parabólica convencional, quem não substituir o equipamento antigo terá interferência na transmissão televisiva.

Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal que têm uma parabólica antiga instalada e funcionando têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. O agendamento da instalação é através do site do Siga Antenado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus