Pasmem, a TV ainda é a principal mídia do Brasil

Pasmem, a TV ainda é a principal mídia do Brasil

Compartilhe:

“A internet vai substituir tudo”, disse seu tio durante o domingo numa festa em família. Mas, isto é só um argumento de senso comum e não há uma prova que isso é verdade. Não havia. Hoje tem dados que mostram que a televisão (TV) ainda é a principal mídia do Brasil, principalmente em lugares que tem zona rural.

O acesso à internet nas zonas rurais brasileiras cresceu nos últimos anos. Entretanto, a televisão ainda é uma das principais fontes de informação e entretenimento para esse público. Os dados são da mostra de Tecnologia da Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD TIC).

De 2019 para 2021, o sinal da TV parabólica esteva presente em cerca de 45% dos domicílios do campo que tinham o aparelho, equivalente a quase 4 milhões de famílias.  

Pesquisa da Anatel também segue a tese do PNAD sobre a TV ser a mídia ainda de maior relevância

Outra pesquisa, de caráter qualitativo e encomendada pela Anatel para operacionalizar a migração das antenas parabólicas convencionais para as digitais, à consultoria Denker revelou que, dentro do grupo analisado, os programas de TV ainda ocupam o primeiro lugar em relação ao consumo de conteúdos diversos no campo, em todas as cinco regiões do país.

Em seguida estão meios como rádio e redes sociais, entre elas, Facebook, Instagram e WhatsApp.

No final de fevereiro, a Siga Antenado, órgão da Anatel, iniciou o agendamento e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital em mais 439 cidades. Esse processo consiste na transferência do sinal da parabólica da banda C para a banda Ku (se pronuncia citando as letras e não do jeito que você pensou hihihi), em função do início da operação de liberação da tecnologia 5G no Brasil.

Você pode ler também:  Retrospectiva 2017: fatos loucos que aconteceram em Natal

Objetivo deste programa

Como a nova tecnologia funcionará na frequência que atualmente é ocupada pela parabólica convencional, quem não substituir o equipamento antigo terá interferência na transmissão televisiva.

Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal que têm uma parabólica antiga instalada e funcionando têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. O agendamento da instalação é através do site do Siga Antenado.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí