Nem todos os municípios do Rio Grande do Norte tiveram seus nomes oficiais desde o início. Inclusive, no século XX algumas cidades mudaram o seu nome por inúmeros motivos e alguns tiveram que voltar ao nome desejado pelos moradores. Hoje, listei alguns nomes antigos de cidades do RN.
Inicialmente, selecionamos cinco cidades, mas acreditamos que vai crescer a lista. E olha que a gente falou do caso de Parnamirim.
Januário Cicco
A gente sabe que Januário Cicco foi um homem importante na medicina potiguar. Mas, precisaria mudar o nome da cidade conhecida como “Boa Saúde” só pelo fato de trabalhar com a saúde pública? Foi o que aconteceu.
O nome “Boa Saúde” era uma homenagem para Nossa Senhora da Saúde, que, por sua vez, é a padroeira da cidade que vai completar 70 anos de fundação em 2023.
Papari
Antigamente, o município de Nísia Floresta se chamara de Papari. Mas por quê? Era o nome em tupi-guarani e trazia uma referência ao Igarapé. O município mudou de nome em homenagem à escritora Nísia Floresta, que nasceu na região e se tornou importante na literatura brasileira.
Presidente Juscelino
A cidade de Serra Caiada, por muito tempo, foi chamada de Presidente Juscelino. O nome era só o oficial, que estava no IBGE, pois ninguém quis chamá-la assim, mesmo sendo uma homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek após a sua morte. A volta para o nome oficial ser Serra Caiada veio a partir de um plebiscito em 2012.
Augusto Severo
Por muito tempo o aviador Augusto Severo tinha o seu nome como município do RN, mas ninguém a conhecia por essa alcunha. Todos chamavam a cidade de Campo Grande e fica na região Oeste do Rio Grande do Norte. Assim como Serra Caiada, os moradores tiveram que votar em plebiscito para oficializar o nome.
Deixe um comentário