Faz 120 anos que Augusto Severo se encantou

Faz 120 anos que Augusto Severo se encantou

Compartilhe:

Augusto Severo nasceu em 11 de janeiro de 1864, em Macaíba-RN. Foi político, jornalista e inventor. Além disso, foi seu lado inventor que fez com que ele ficasse famoso na aeronáutica e fugisse da política, diferentemente de seus irmãos Alberto e Pedro Velho de Albuquerque Maranhão. Morreu em 1902, na França, quando dirigia seu dirigível Pax.

Em 1901, viajou para França, onde concebeu e iniciou a construção do dirigível Pax. Meses depois, ele concluiu a criação e ainda mais chamou a atenção pela inovação tecnológica. Após ensaios exitosos, Severo marcou para o dia 12 de maio de 1902 a estreia com o equipamento. Contudo, cerca de dez minutos após o início do voo, o Pax explodiu no ar, matando Severo e o mecânico francês Georges Saché. Apesar do fim trágico, Severo é até hoje famoso pela sua inventividade e pioneirismo

Mas, um livro resolveu contar a sua história diferente.

O livro em questão

Para comemorar esse encantamento, a editora da UFRN lançou “Augusto Severo: o homem que sonhou voar”. É, portanto, uma biografia ilustrada do inventor potiguar produzida em homenagem aos 120 anos da sua morte, completados em 2022. Trata-se de uma produção da Editora da UFRN, com financiamento para impressão do Projeto Rampa – arte museu paisagem.

O livro conta com ilustrações de Angela Almeida, texto de Helton Rubiano e ainda mais há o projeto gráfico de Rafael Campos e Michele Holanda. Adotando uma perspectiva lúdica, a publicação é dirigida ao público infantojuvenil, mas também pode ser apreciada por leitores que são adultos. A proposta  gráfica e visual consiste na montagem digital de imagens plásticas e fotografias.

Utilizando ciência e arte em um espaço só

Com esse intuito, foram exploradas obras de artistas estrangeiros e outras de artistas potiguares, como Newton Navarro e o Erasmo Andrade, além de fotografias do caicoense José Ezelino da Costa, o primeiro fotógrafo da cidade.

Você pode ler também:  Ciclistas fazem homenagem ao ciclista morto em acidente de Pium

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí