Nomes antigos de cidades do RN

Nomes antigos de cidades do RN

Compartilhe:

Nem todos os municípios do Rio Grande do Norte tiveram seus nomes oficiais desde o início. Inclusive, no século XX algumas cidades mudaram o seu nome por inúmeros motivos e alguns tiveram que voltar ao nome desejado pelos moradores. Hoje, listei alguns nomes antigos de cidades do RN.

Inicialmente, selecionamos cinco cidades, mas acreditamos que vai crescer a lista. E olha que a gente falou do caso de Parnamirim.

Januário Cicco

Nomes antigos cidades RN

A gente sabe que Januário Cicco foi um homem importante na medicina potiguar. Mas, precisaria mudar o nome da cidade conhecida como “Boa Saúde” só pelo fato de trabalhar com a saúde pública? Foi o que aconteceu.

O nome “Boa Saúde” era uma homenagem para Nossa Senhora da Saúde, que, por sua vez, é a padroeira da cidade que vai completar 70 anos de fundação em 2023.

Papari

Nomes antigos cidades RN

Antigamente, o município de Nísia Floresta se chamara de Papari. Mas por quê? Era o nome em tupi-guarani e trazia uma referência ao Igarapé. O município mudou de nome em homenagem à escritora Nísia Floresta, que nasceu na região e se tornou importante na literatura brasileira.

Presidente Juscelino

A cidade de Serra Caiada, por muito tempo, foi chamada de Presidente Juscelino. O nome era só o oficial, que estava no IBGE, pois ninguém quis chamá-la assim, mesmo sendo uma homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek após a sua morte. A volta para o nome oficial ser Serra Caiada veio a partir de um plebiscito em 2012.

Augusto Severo

Por muito tempo o aviador Augusto Severo tinha o seu nome como município do RN, mas ninguém a conhecia por essa alcunha. Todos chamavam a cidade de Campo Grande e fica na região Oeste do Rio Grande do Norte. Assim como Serra Caiada, os moradores tiveram que votar em plebiscito para oficializar o nome.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí