Home/brechadas / Por que Ponta Negra tem esse nome?

Por que Ponta Negra tem esse nome?

Ponta Negra nome

Nesta postagem vamos falar a origem de Ponta Negra e seu nome, que é um tradicional bairro de Natal e também de uma das praias visitadas. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Para alguns é Ponta Negra. Outros, Black Point. Ainda tem gente que chama de PN beach. Mas, afinal, você sabe o porquê o local recebe este nome? Tem uma relação com a história do Rio Grande do Norte nos tempos do Brasil Colônia.

Origem de Ponta Negra e o nome

Pesquisando na internet a história é uma só: apresenta uma relação da dificuldade dos navegadores em chegar ao continente por conta das pedras escutas, fazendo com que os navios afundassem.

De acordo com a página Fatos e Fotos Natal Antiga apontou que os primeiros registros vieram durante a Invasão Holandesa no ano de 1633. Lentamente os pescadores ocuparam o início do século XX e na década de 40 o cenário mudou.

Americanos em Ponta Negra

Durante a Segunda Guerra Mundial, os americanos instalaram uma base militar em Natal. Mas, durante os tempos de folga, tomavam banho na futura Black Point. Esse momento teve registro e faz parte da história.

Uso do bairro como moradia

Somente na década de 70, com a expansão de Natal, vários conjuntos habitacionais surgiram. Assim, nasceu o conjunto Ponta Negra. E as casas que eram usadas para o veraneio foram trocados por moradores permanentes.

A Prefeitura do Natal oficializou Ponta Negra como bairro de Natal apenas no ano de 1994.

Hoje, ele é um dos bairros mais populares de Natal e essa é a sua história.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus