Achamos uma foto de Ponta Negra há mais de 60 anos

Achamos uma foto de Ponta Negra há mais de 60 anos

Compartilhe:

Sim, esta era a Ponta Negra em 1950, segundo o jornalista Adriano Medeiros. Ou seja, nos últimos 60 anos, o cartão-postal da cidade mudou bastante. O que era uma extensa mata e com o Morro do Careca quase que cobertura total deu lugar ao calçadão, prédios e esgoto a céu aberto. Como resultado, o ambiente cada vez mais sujo e com poluição.

A seguir a imagem com melhor qualidade, clique nela para ampliar.

A foto acima foi retirada por Jaeci Emerenciano e olha o carro da época na parte central da imagem. Na época, o local era de difícil acesso e sem contar que somente morava aí eram os pescadores. Somente com a chegada dos americanos, ao instalar a base militar, na Segunda Guerra Mundial, que o local recebeu, por conseguinte, a sua atenção.

Veraneio em Ponta Negra na década de 80

Entre os anos de 1950 e 1970 a praia de Ponta Negra era o point do veraneio. Nesse período, a antiga Vila de Ponta Negra começou a se consolidar como reduto de lazer e descanso para férias anuais, fins de semana e feriados, redirecionando o fluxo da produção desses domicílios para a zona sul do município. A primeira estrada carroçável ligando a Vila de Ponta Negra ao núcleo urbano de Natal – a antiga estrada de Ponta Negra – surgiu em 1923.

A partir dos anos setenta, com a implantação dos conjuntos habitacionais Ponta Negra e Alagamar, bem como a melhoria da acessibilidade proporcionada pela construção da Avenida Engenheiro Roberto Freire. O processo de ocupação dessa área foi intensificado a partir da segunda metade dos anos 80 com a inauguração do megaprojeto turístico Parque das Dunas/Via Costeira, que ligou Areia Preta à zona sul de Natal.

Na medida em que Ponta Negra assumiu função residencial a partir dos anos 70 e turística a partir dos anos 80, a faixa litorânea de outros municípios localizados no entorno de Natal.

Você pode ler também:  Carnaval com safadeza em bar com Dark room

Veja como era Ponta Negra neste período da sua urbanização:

Por que não pode mais subir no Morro do Careca?

O Morro do Careca é uma duna de 107 metros e um dos principais cartões postais de Natal. Antigamente, uma das coisas que os turistas e natalenses adoravam fazer era subir no morro. Na parte de cima, conseguia ter uma ampla vista da cidade e da praia. Entretanto, o local se tornou uma área de preservação ambiental, em 1997, através de uma ação civil pública.

Além disso, existe uma barreira para que as pessoas não possam subir. No entanto, é normal os noticiários mostrarem gente fazendo o contrário.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí