Cada dia mais pessoas se deslocam à cidade vizinha para trabalhar, diz UFRN

Cada dia mais pessoas se deslocam à cidade vizinha para trabalhar, diz UFRN

Compartilhe:

Home Office ainda é tabu no Brasil. Como resultado, está a pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) afirma que muitas necessidade diária levam pessoas a fazer deslocamento até cidades vizinhas. Na demografia, denomina-se movimento pendular. Logo, existe uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), publicou na Revista Portuguesa de Estudos Regionais, buscou entender os fatores que contribuem para esta realidade.

Por isso, os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Demografia analisou suas causas a partir da utilização de informações dos microdados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A pesquisa observou que o perfil das pessoas que se deslocavam no começo do século era de idade acima dos 34 anos. Para este grupo, constatou uma renda salarial maior, o que embasa um dos motivos da opção pela mobilidade.

Visão do deslocamento nos anos 2000

No cenário do mercado de trabalho no ano de 2000 ainda havia um expressivo contingente de pessoas trabalhando próximo ao local de residência. Um dos motivos atribuiu o reflexo da concentração do investimento ou, mesmo, da precarização dos meios de locomoção entre os lugares. 

A análise  mostra,  também, que os  trabalhadores  apresentaram  melhoras  nas  condições  educacionais com predominância de curso superior. De acordo com o estudo, isso pode, em parte, ter sido o fator essencial para que houvesse uma maior dinamização do mercado de trabalho brasileiro. Além disso, está em relação à presença de profissionais com qualificação superior em ocupações específicas.

Os pesquisadores, todavia, não descartam outras justificativas para as mudanças no mercado, já que, segundo eles, alguns setores ganharam destaque. Entretanto, o que não coincidiu com a oferta de mão de obra adequada.

Você pode ler também:  Uma foto antiga do cruzamento da avenida Rio Branco e rua Ulisses Caldas

Hoje, a mobilidade intermunicipal diferenciou

Os pesquisadores destacam, ainda, que a mobilidade intermunicipal, motivada por trabalho, está cada vez  mais  presente  em  áreas  não  metropolitanas  do  país.

A pesquisa mostra que as grandes cidades estão perdendo, em certa medida, o caráter atrativo, além de que esse tipo de mobilidade não é somente típico de áreas metropolitanas, porém, se espalha pelos diferentes territórios do país.

Assim, atingindo cidades interioranas, metrópoles distantes da faixa litorâneas e considerando a região Nordeste como um grande celeiro da mobilidade intramunicipal e, por fim, intermunicipal por motivos laborais, mesmo ainda em proporções secundárias.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí