Brechando/brechadas / Padroeira de Natal em 1935 numa reportagem

Padroeira de Natal em 1935 numa reportagem

Padroeira de Natal em1935

Como é a festa da celebração da padroeira de Natal em 1935? Este é o objetivo da postagem. Achamos um trecho de uma reportagem do jornal “A Ordem”, o mesmo que postamos uma reportagem sobre a Proclamação da República. O dia 21 de novembro é um feriado exclusivamente de Natal. Portanto, outras cidades do RN…

Compartilhe:

Como é a festa da celebração da padroeira de Natal em 1935? Este é o objetivo da postagem. Achamos um trecho de uma reportagem do jornal “A Ordem”, o mesmo que postamos uma reportagem sobre a Proclamação da República. O dia 21 de novembro é um feriado exclusivamente de Natal. Portanto, outras cidades do RN são dias úteis.

A manchete do jornal era assim:

Padroeira de Natal 1935
Capa do jornal “A Ordem”

Aqui vou mencionar um trecho de como foi a padroeira:

Sob a invocação de Nossa Senhora da Apresentação, Padroeira de Natal, cultuada em nossa catedral, esta imagem que no século passado, a 21 de novembro, apareceu milagrosamente no rio Potengi, vindo bailando do alto mar.

O precioso achado foi retirado da água, dentro de uma embalagem, no local à margem direita do rio Potengi, onde existe um grande bloco de pedra, chamada desde então “Pedra do Rosário”.

Com esse acontecimento, se deu no dia de Nossa Senhora da Apresentação, 21 de novembro, a imagem de Nossa Senhora de Rosário foi transportada para a Matriz, e com permissão de autoridade diocesana vem sendo venerada a invocação de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade, desde a criação da freguesia [referência para Natal], há mais de 300 anos.

Jornal A Ordem, 21 de novembro de 1935, no centenário da Padroeira.

Além disso, o jornal falou do encerramento da padroeira de Natal em 1935

A festa também teve cobertura do jornal católico, no qual um trecho da reportagem dizia:

Apesar de estar a Catedral em conserto, não deixou de realizar, este ano, com brilhantismo, a Festa da Padroeira do Natal. Todas as noites foram muito concorridas, demonstrando o povo a fiel predileção e amor à Virgem da Apresentação.

diz o trecho do jornal

Além disso, o monsenhor Tomaz Landim realizou uma missa na catedral para celebrar a padroeira, contando ainda com uma procissão nos bairros da Ribeira e Cidade Alta, com a participação da população, membros da igreja e, inclusive, políticos da esfera Municipal, Estadual e Federal.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus