Por que a padroeira de Natal não é Nossa Senhora do Rosário?

Por que a padroeira de Natal não é Nossa Senhora do Rosário?

Compartilhe:

Nos próximos dias acontecerá a comemoração da padroeira de Natal, a Nossa Senhora da Apresentação. Neste período, no entanto, mostra fiéis madrugando na Pedra do Rosário, que fica no Passo da Pátria, nas margens do rio Potengi. Por isso, muitas pessoas ficam confusas achando que a padroeira é Nossa Senhora do Rosário e se você pesquisar no Google o termo “Nossa Senhora da Apresentação” você vai ver uma imagem totalmente diferente. Por quê?

Primeiramente temos que explicar a história da santa. Tudo começou quando um grupo de pescadores do Rio Potengi, no dia 21 de novembro de 1753, enquanto estavam navegando  eles viram um caixote de madeira, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem: Aonde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá” . Mas, por que não chamarem de Nossa Senhora do Rosário?

Senta que lá vem história sobre a Nossa Senhora do Rosário

Os pescadores avisaram sobre a descoberta ao vigário da paróquia, padre Manoel Correia Gomes, que se dirigiu ao local. Logo, ele reconheceu que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Porém, como o dia 21 de novembro é o dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém, a santa foi batizada como Nossa Senhora da Apresentação e proclamada padroeira da cidade de Natal.

A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário.

Em homenagem à padroeira, o dia 21 de novembro é feriado municipal em Natal. Seus festejos se estendem desde 11 até 21 de novembro, com missas e celebrações, principalmente, na Pedra do Rosário – onde os pescadores a encontraram. Além disso, os festejos acontecem na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga catedral) e na Catedral Metropolitana.

A gente tem uma santa só para chamar de nossa

Por isso, as pesquisas referem a padroeira da cidade chamada “Nossa Senhora da Apresentação de Natal” para evitar mais confusões. Hoje, a imagem oficial fica na Catedral Metropolitana de Natal, na Cidade Alta.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí