Brechando/Cidades / Quando Natal comemorou os 50 anos da Proclamação da República

Quando Natal comemorou os 50 anos da Proclamação da República

Natal Proclamação da República

O dia 15 de novembro de 1939 a cidade do Natal comemorava os 50 anos da Proclamação da República. Por isso, a cidade parou para a realização de algumas festas, principalmente na Praça Pedro Velho (foto acima), que, na época, eram comuns de acontecer, misturando religião, música, esporte e dentre outras atividades. Achamos uma reportagem…

Compartilhe:

O dia 15 de novembro de 1939 a cidade do Natal comemorava os 50 anos da Proclamação da República. Por isso, a cidade parou para a realização de algumas festas, principalmente na Praça Pedro Velho (foto acima), que, na época, eram comuns de acontecer, misturando religião, música, esporte e dentre outras atividades. Achamos uma reportagem do jornal “A Ordem“, sob a organização da Igreja Católica, que fala um pouco dos eventos.

Confira o trecho que fala sobre o que Natal faria para comemorar a Proclamação da República:

Nesta capital, várias solenidades serão levadas a efeito em comemoração ao cinquentenário da República. Para comemorar a data foi organizada o seguinte programa:

7 horas- Missa campal na Praça Pedro Velho, celebrada pelo bispo Diocesano.

8 horas – Hasteamento da Bandeira Nacional no coreto da Praça Pedro Velho. Continência por um guarda de honra de um companhia constituída pelo 1º Pelotão da Escola de Aprendizes de Marinheiro, 1º Pelotão do Batalhão de Caçadores e 1º Pelotão da Polícia Militar.

8h30 – Juramento da Bandeira pelos alunos da Cia. Quadros do 31º Batalhão de Caçadores.

10 horas – Visitas aos túmulos dos propagandistas da República do Rio Grande do Norte.

14 horas – Reunião solene do Centro Estudantil Potiguar no Atheneu Norte Rio-grandense.

16h30 – Concentração na Praça Pedro Velho das Escolas. Forças, Escoteiros e povo. a ) Hino Nacional; b) Oração ao dr. Paulo Viveiros; c) Arriamento da Bandeira ao som do Hino da República.

A Ordem, publicado em 14 de novembro de 1939.

Além disso, também houve uma corrida de regatas com a organização do Sport Club de Natal, onde os atletas do Centro Naútico Potengi e a Escola Aprendizes de Marinheiro disputaram sob as águas do Rio Potengi.

A manchete do jornal da época era essa daqui:

Natal Proclamação da República

Assim como Natal, Getúlio, que era presidente e no Estado Novo, comemorou os 50 anos da Proclamação da República

As comemorações dos 50 anos da Proclamação da República aconteceram no âmbito nacional, embora estivesse no período do Estado Novo. Apesar disso, a Ordem publicou que Getúlio Vargas fez um discurso favorável ao dia, como mostra a manchete abaixo.

Natal Proclamação da República

E o que vocês acharam desta curiosidade? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus