O dia 15 de novembro de 1939 a cidade do Natal comemorava os 50 anos da Proclamação da República. Por isso, a cidade parou para a realização de algumas festas, principalmente na Praça Pedro Velho (foto acima), que, na época, eram comuns de acontecer, misturando religião, música, esporte e dentre outras atividades. Achamos uma reportagem do jornal “A Ordem“, sob a organização da Igreja Católica, que fala um pouco dos eventos.
Confira o trecho que fala sobre o que Natal faria para comemorar a Proclamação da República:
Nesta capital, várias solenidades serão levadas a efeito em comemoração ao cinquentenário da República. Para comemorar a data foi organizada o seguinte programa:
7 horas- Missa campal na Praça Pedro Velho, celebrada pelo bispo Diocesano.
8 horas – Hasteamento da Bandeira Nacional no coreto da Praça Pedro Velho. Continência por um guarda de honra de um companhia constituída pelo 1º Pelotão da Escola de Aprendizes de Marinheiro, 1º Pelotão do Batalhão de Caçadores e 1º Pelotão da Polícia Militar.
8h30 – Juramento da Bandeira pelos alunos da Cia. Quadros do 31º Batalhão de Caçadores.
10 horas – Visitas aos túmulos dos propagandistas da República do Rio Grande do Norte.
14 horas – Reunião solene do Centro Estudantil Potiguar no Atheneu Norte Rio-grandense.
16h30 – Concentração na Praça Pedro Velho das Escolas. Forças, Escoteiros e povo. a ) Hino Nacional; b) Oração ao dr. Paulo Viveiros; c) Arriamento da Bandeira ao som do Hino da República.
A Ordem, publicado em 14 de novembro de 1939.
Além disso, também houve uma corrida de regatas com a organização do Sport Club de Natal, onde os atletas do Centro Naútico Potengi e a Escola Aprendizes de Marinheiro disputaram sob as águas do Rio Potengi.
A manchete do jornal da época era essa daqui:
Assim como Natal, Getúlio, que era presidente e no Estado Novo, comemorou os 50 anos da Proclamação da República
As comemorações dos 50 anos da Proclamação da República aconteceram no âmbito nacional, embora estivesse no período do Estado Novo. Apesar disso, a Ordem publicou que Getúlio Vargas fez um discurso favorável ao dia, como mostra a manchete abaixo.
E o que vocês acharam desta curiosidade? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.
Deixe um comentário