Osvaldo Oliveira faz quadros das serras potiguares em aquarela

Osvaldo Oliveira faz quadros das serras potiguares em aquarela

Compartilhe:

O Brechando em 2018 já visitou Serra de São Bento e mostrou um pouco do local, além de um hotel que parece que estamos na Terra Média de Tolkien. Mas, o artista Osvaldo Oliveira transformou as serras potiguares em obras de aquarela. Logo, nasceu o projeto Aquaserras e passará por três cidades serranas, sendo a primeira foi em Martins.

Nesta semana, para duas cidades que são coladas, no entanto, ela vai para a Biblioteca Municipal da cidade de Monte das Gameleiras, entre os dias 14 a 18 de novembro. Na semana seguinte, 21 a 29 de novembro, na Casa do Artesão, que fica em Serra de São Bento, a cidade vizinha.

Enquantoo que haverá a exposição, o artista também fornece uma oficina de pintura em aquarela para as pessoas dos três municípios.

O projeto recebeu a aprovação do Edital de Economia Criativa do Sebrae.

Um pouco mais da história de Osvaldo

Ele mora em Natal há mais de 30 anos, mais precisamente na Vila de Ponta Negra. Ele é um visitante assíduos da cidade serrana, principalmente a Pedra da Boca, que fica próxima de Monte das Gameleiras e Serra de São Bento, além de fazer divisa com RN e Paraíba.

“Eu saía para fazer caminhadas pelas serras e ficava admirando, observando os pequenos detalhes, os tons, as flores, os pássaros, o cheiro das coisas. A gente acaba se entranhando de natureza, se tornando natureza também. E nesses passeios, sempre saía com meu material (de pintura)”, conta, acrescentando que a aquarela funciona para ele como um exercício de meditação

disse em release para imprensa

Sua técnica de pintura é pintar diretamente na tela, sem algum esboço, além de “deixar a cor acontecer”. De acordo com o artista, a aquarela é “um exercício profundo e precisa ser veloz”.

Você pode ler também:  Peça potiguar é elogiada pelos jornais paulistas
Osvaldo Oliveira
Uma das obras em exposição

Visão da curadoria

Para a curadora da Exposição, a artista visual Sânzia Pinheiro, a intimidade com a qual Osvaldo Oliveira retrata esses locais de serra sai da simples visão do cotidiano e reside no extraordinário.

“Sua presença nessas regiões serranas é sempre contemplativa. Ao longo desses anos colecionou apontamentos que são registros em aquarela que comentam a produção de seu espírito no encontro com aquela natureza.”.

Sânzia Pinheiro

Além disso, acompanhe Osvaldo Oliveira nas redes sociais, seguindo a página @osvaldoaquaserras2022 .

Projeto Aquaserras – Osvaldo Oliveira

Exposição Itinerante Serras do RN Pinturas em Aquarela

Locais e dias:

Martins, Museu Municipal – 7 a 11 de novembro

Monte das Gameleiras, Biblioteca Municipal – 14 a 18 de novembro

Serra de São Bento, Casa do Artesão – 21 a 29 de novembro

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...