Feira literária Cirandar faz homenagem ao Lourival Açucena

Feira literária Cirandar faz homenagem ao Lourival Açucena

Compartilhe:

Ponta Negra será finalmente palco de um evento literário, o Cirandar. E ainda mais vai acontecer no próximo sábado (19), no Goodala. Inclusive é um projeto que ganhou o edital de Economia Criativa 2022 do Sebrae. Além disso, será um momento de recital de poetas, lançamento de livros e, por conseguinte, show musical de Luiz Gadelha.

De acordo com a organização, o evento também terá dois pontos altos: o lançamento da revista literária Cirandar (foto acima) e do primeiro episódio de uma websérie sobre poesia potiguar. Entretanto, o outro destaque é homenageado, o primeiro poeta potiguar, Lourival Açucena.

Quem é Lourival Açucena?

Nasceu em 1827. Seu nome completo é Joaquim Eduvirges de Mello Açucena e sua poesia era ligada ao romantismo e alguns poemas possui ligação com o arcadismo. Além disso, uma das curiosidades é que ele chegou a ser preso no Forte dos Reis Magos, sob o crime que hoje se chama de peculato.

Peculato é um crime em que um dervidor público faz desfalque nas contas públicas. Essas acusações surgiram pelo fato de ter sido funcionário público, juiz de paz, delegado de polícia, chefe de gabinete e entre outros cargos. Ainda foi ator e cantor em festejos religiosos.

O nome Lourival veio a partir de um personagem chamado Capitão Lourival da peça “O Desertor Francês”. Escreveu em vários jornais da cidade, teve 32 filhos e casou três vezes. Seu primeiro livro teve a sua publicação depois do centenário da sua morte, em 1927.

95 anos depois do primeiro livro, debate em Feira Literária Cirandar

Entre os convidados para discutir sobre Lourival Ferreira está a poeta Eneida Ferreira (por sinal, ela é tetraneta de Lourival Açucena), o jornalista Vicente Serejo, o jornalista Cassiano Arruda, o historiador e pesquisador Cláudio Galvão, a historiadora Maiara Gonçalves, o editor Abimael Silva, o doutor e também o professor do curso de letras da UFRN, Luiz Ferreira.

Sobre a feira Cirandar

A feira Cirandar será composta por poetas que estarão à disposição do público para venda de livros, autógrafos e ainda mais haverá recitais com microfone aberto. São quase 30 poetas em diversos estilos e não somente de Natal, mas de outras cidades do Rio Grande do Norte.

O evento, portanto, começará das 17 às 22 horas, uma vez que é o horário de funcionamento do restaurante.

Serviço:

Feira Literária Cirandar

Sábado, 19 de novembro de 2022

Das 17h às 22h

Espaço Goodala

Rua Arabaiana, 3100, Ponta Negra.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí