Brechando/Artistas Potiguares / Fotógrafa registra a Igreja do Rosário em Natal

Fotógrafa registra a Igreja do Rosário em Natal

Igreja do Rosário

A contradição de ser transgressora quando construir e a tradição de suas missas. Essa é a Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, que hoje celebra missa em latim e seu objetivo inicial era ter o direito dos negros em rezar, tanto que os próprios escravos a construíram. Essa ideia que a fotodocumentarista Meysa Medeiros quer…

Compartilhe:

A contradição de ser transgressora quando construir e a tradição de suas missas. Essa é a Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, que hoje celebra missa em latim e seu objetivo inicial era ter o direito dos negros em rezar, tanto que os próprios escravos a construíram. Essa ideia que a fotodocumentarista Meysa Medeiros quer mostrar em seu mais novo trabalho.

Igreja do Rosário

A fotógrafa e documentarista expõe o projeto ‘Relicarium’, um mergulho na biografia e religiosidade da capital potiguar. O evento terá lançamento no dia 20 de setembro, nesta terça e se estende até 1º de outubro.

As fotos selecionadas

Ao todo são 12 fotografias monocromáticas, em preto e branco, ainda mais fazem parte de um ensaio em construção com curadoria de Henrique José .

Nessa primeira exposição, Meysa viaja no tempo. Resgata memórias do passado e origens através de montagens fotográficas da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. É possível ver um apurado senso estético, que traz na força dos tons de cinza, do preto e branco, a luz de um lugar construído pela fé, sincretismo, força e sangue dos negros da cidade de Natal.

A exposição faz parte do 2º Festival daFOTO! Potiguar, do Coletivo daFOTO!, dentro da programação da 16ª Primavera dos Museus do MCC.

Principal objetivo do ensaio sobre a Igreja do Rosário

O ensaio ressalta a importância da confirmação da presença negra no templo religioso. Fugindo do senso fotográfico comum, do olhar turístico para sua arquitetura, paredes e imagens sacras. Como resultado, a autora surpreende ao encher o ambiente com homens e mulheres negros, que de alguma maneira, ainda habitam a igreja. Utilizando de sua sensibilidade, construiu, através das manipulações digitais, o retorno de rostos e corpos anônimos do passado até agora.


Em seu trabalho, a fotógrafa sempre envolve temáticas de questões sociais e culturais. Ela explica que a parte de pesquisa iniciou no ano passado e que o ensaio é apenas o começo de algo maior, no qual dará continuidade.

“Relicarium é um grande desafio para mim, pois saio da fotografia diária e didática e vou tecendo elementos mais artísticos”.

disse Meysa Medeiros

A artista destaca primeiramente que deseja despertar o imaginário do expectador e a valorização e presença do negro no passado ancestral. Ainda mais, a sua proposta conta ainda com a exibição de um videoarte que será apresentado na abertura do evento e disponibilizado no Youtube.

O projeto foi viabilizado, todavia, através do edital “Apoio Financeiro às Expressões Culturais Religiosas 2021”, da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), através da Prefeitura Municipal de Natal.

Sobre a fotógrafa

Meysa Medeiros é natalense, fotógrafa popular. Além disso, possui um olhar peculiar, investigando a cultura e a história da cidade do Natal. Também realizou os registros do bloco “Os Cão” da Redinha com o ensaio ‘Os Homens de Lama’, além do jovem periférico da capital do Rio Grande do Norte “O Pinta Natalense”. Ambos os trabalhos, portanto, tiveram visibilidade nacional através de mostras e premiações.
 

Serviço:                                                                                                                                                      

Abertura da exposição acontece nesta terça-feira, 20 de setembro, às 19h, no Museu Câmara Cascudo, Av. Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol, Natal, RN. Data: 20 de setembro a 01 de outubro de 2022.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus