Igreja do Rosário ainda realiza missa em latim

Igreja do Rosário ainda realiza missa em latim

Compartilhe:

A Missa Tridentina é um rito da Igreja Católica bastante tradicional, onde o padre celebra a missa como antigamente: na língua latina. Além disso, ele celebra nos tempos mais antigos, de costa ao público, baixo e repetindo os costumes que mudaram somente na segunda metade do século XX.

Entretanto, algumas paróquias ainda utilizam esta celebração e somente uma igreja da cidade faz isso. Vamos explicar neste artigo melhor. 

Origem da missa em latim

Também recebe o nome de Missa Tridentina, a sua origem foi por volta de 1570, após o Concílio de Trento. As orações são pronunciadas pelos padres em voz baixa e apenas em latim. Além disso, eles têm que usar luvas para não tocar diretamente na Eucaristia e ficam de costas para os fiéis.

Os católicos afirmam que o termo “missa em latim” seja inadequado e o correto seria chamar de missa da forma mais antiga.

Quando parou a realização da missa em latim

A Missa em latim deixou de ser obrigatória no ano de 1963, autorizando as igrejas a serem realizada de acordo com a língua nativa de cada igreja.  Ou seja, houve a reforma da Liturgia, onde a Missa de rito romano foi simplificada e surgindo a Missa do Rito Romano II. 

Essa medida, portanto, aconteceu através do Concílio Vaticano II, iniciado pelo então Papa João XXIII. O Concílio, realizado em 4 sessões, só terminou no dia 8 de dezembro de 1965, já sob o papado de Paulo VI. 

Neste período, mais de dois mil membros discutiram os regulamentos do catolicismo, no qual foram aprovadas quatro constituições, nove decretos e três declarações aprovadas. O seu objetivo era discutir a Igreja Católica no século XXI. 

Você pode ler também:  Um pouco sobre a Igreja do Rosário

A Missa do Vaticano II é a liturgia da Missa do Rito Romano contida no Missal Romano post-Vaticano II promulgado pelo Papa Paulo VI em 1969 e revisado por Papa João Paulo II em 2002, a única forma da liturgia eucarística do rito romano. Ou seja, ela é a oficial. 

Igreja do Rosário ainda realiza a missa tradicional

A Igreja do Rosário é a segunda mais antiga de Natal e é um dos poucos espaços que ainda celebra a Missa Tredentina, no qual as mulheres usam véus com vestidos ou saias longas e homens usando roupa formal. As missas acontecem a partir das 08 horas da manhã, sempre aos domingos. Para conferir os horários, clique aqui

Desde o ano de 2021, de acordo com as regras do Vaticano, somente pode realizar a missa à moda antiga apenas com autorização do bispo da Arquidiocese. 

História da Igreja do Rosário

A criação da Igreja data de 02 de julho de 1714, e é uma homenagem à padroeira dos pretos, escravos ou libertos. Na época, os brancos e negros não se misturavam. Por isso, existe várias Igrejas em homenagem à Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em vários cantos do Brasil.

A gente falou um pouco mais de sua história neste link

Gostou desta curiosidade? Deixe aqui o seu comentário!

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...