A Coluna Capitolina foi um monumento italiano de mármore em quem eventualmente era uma forma de presente da Itália pela passagem de dois pilotos para a terra natalense. É considerado polêmico. Por quê? A doação se deu por meio do Benito Mussolini, visto que na época era o líder da Itália e criador do regime totalitário chamado fascismo. Junto com o nazismo foi um dos estopins para a realização da Segunda Guerra Mundial.
Hoje a coluna no Instituto Histórico Geográfico e ele não antigamente ele ficava em praça pública. Então para proteger esse monumento colocaram no Instituto Histórico e Geográfico do RN.
O que é essa coluna e o porquê da entrega
Após o voo histórico, o primeiro sem escalas entre a Europa e América do Sul, realizado pelo pilotos Arturo Ferrarin e Carlo del Prete, o ministro da aeronáutica italiana Ítalo Balbo traz para Natal uma coluna retirada do templo de Júpiter. Era uma forma de agradecer a recepção que a cidade esteve com os italianos que arriscaram sua vida.
A coluna Capitolina inaugurou em 8 de janeiro de 1931. Além disso, veio a bordo do navio ”Lanzeroto Mlocello”, que participou do apoio à primeira travessia aérea do Atlântico Sul feita por um esquadrão. Além disso, o bispo dom Marcolino Dantas realizou uma missa campal para celebrar a chegada deste monumento no cais do porto de Natal.
A Coluna Capitolina tem 5,80 metros de altura, apoiada numa base com cerca de 3 metros quadrados. É de mármore cinza e ainda mais continha duas placas escritas em italiano.
Um vídeo contando sobre a sua história
Recentemente eu achei um vídeo que mostra como enviaram a coluna e eu vou colocar abaixo pra vocês assistirem melhor. O vídeo foi postado por Leonardo Dantas, jornalista e pesquisador da Segunda Guerra Mundial, que traz um filme falando da história e publicado na década de 30, período que a obra foi entregue.
Confira e dê o play.
Deixe um comentário