Brechando/Curiosidades / Hoje o lugar é o principal ponto turístico de Natal

Hoje o lugar é o principal ponto turístico de Natal

Ponta Negra

A praia de Ponta Negra é um dos principais pontos turísticos de Natal, no qual podemos ver o Morro do Careca ou banhar. Entretanto, a foto acima mostra que antes o local era somente de nativos, mais precisamente pescadores. Além disso, as casas eram feitas de palha ou taipa, diferentemente dos restaurantes e hotéis que…

Compartilhe:

A praia de Ponta Negra é um dos principais pontos turísticos de Natal, no qual podemos ver o Morro do Careca ou banhar. Entretanto, a foto acima mostra que antes o local era somente de nativos, mais precisamente pescadores. Além disso, as casas eram feitas de palha ou taipa, diferentemente dos restaurantes e hotéis que circundam por toda a região.

Na mesma imagem, ao fundo, mostra um Morro do Careca que nem era tão calvo assim, com a Mata Atlântica em preservação. Acredita-se, no entanto, que a data da foto seja do início do século 20 e é bastante compartilhada nos grupos históricos sobre Natal. Nos anos 40, por exemplo, os norte-americanos utilizavam Ponta Negra para tomar banho e descansar, como flagraram a revista Life durante sua cobertura na Segunda Guerra Mundial.

Entre os anos de 1950 e 1970 a praia de Ponta Negra emerge como o terceiro núcleo de residências secundárias na faixa litorânea de Natal. Nesse período, a antiga vila começou a se consolidar como espaço para férias anuais, fins de semana e feriados. Assim, redirecionando o fluxo da produção desses domicílios. A primeira estrada carroçável ligando a Vila de Ponta Negra ao núcleo urbano de Natal – a antiga estrada de Ponta Negra – surgiu em 1923. Até então, a localidade vivia isolada, subsistindo basicamente da pesca e da agricultura.

Atualmente em Ponta Negra

A partir dos anos setenta, com a implantação dos conjuntos habitacionais Ponta Negra e Alagamar, bem como a melhoria da acessibilidade proporcionada pela construção da Avenida Engenheiro Roberto Freire. O processo de ocupação dessa área foi intensificado a partir da segunda metade dos anos 80 com a inauguração do megaprojeto turístico Parque das Dunas/Via Costeira, que ligou Areia Preta à zona sul de Natal.

Na medida em que Ponta Negra assumiu função residencial a partir dos anos 70 e turística a partir dos anos 80, a faixa litorânea de outros municípios localizados no entorno de Natal (Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz e Ceará Mirim) passaram a ser mais atrativos para a produção e consumo de residências secundárias para os potiguares.

A Prefeitura do Natal, no entanto, só oficializou a região como bairro em 1993.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus