Brechando/Curiosidades / Bubbaloo ou Babbaloo: Qual o nome real do chiclete?

Bubbaloo ou Babbaloo: Qual o nome real do chiclete?

Bubaloo ou Babaloo

Recentemente, veio o questionamento sobre a forma escrita deste chiclete que marcou a minha infância nos anos 90. O sabor de tutti-frutti foi o primeiro da marca no Brasil e posteriormente foram adicionados na linha fixa uva, morango, hortelã. Posteriormente, outros sabores passaram pela linha. São eles: cereja, manga, pêssego, maçã verde, cola, citrus, frutas…

Compartilhe:

Recentemente, veio o questionamento sobre a forma escrita deste chiclete que marcou a minha infância nos anos 90.

O sabor de tutti-frutti foi o primeiro da marca no Brasil e posteriormente foram adicionados na linha fixa uva, morango, hortelã. Posteriormente, outros sabores passaram pela linha. São eles: cereja, manga, pêssego, maçã verde, cola, citrus, frutas tropicais, tangerina, lima-limão, torta de limão e entre outros. 

Além disso, eventualmente, houve ainda um período em que o site oficial do chiclete disponibilizou um link para “invenção” de novos sabores, denominado Fábrica Bubbaloo, onde o usuário se cadastrava e escolhia, dentre uma lista de sabores, cores, formato e até efeitos (pintar a língua, super ácido, quente, frio, amargo…), além de escolher, também, as embalagens.

Recentemente, lançou a linha “Cuide-se Bem Bubbaloo”, d’O Boticário. A coleção promete ter “cheiro de chiclete” e conta com 7 produtos inspirados na fragrância da goma de mascar de tutti frutti, como brilho labial e hidratante. 

Afinal, é Bubbaloo ou Babbaloo?

Essa dúvida perseguiu até o blogueiro Diogo Braga, do “Matando Robôs Gigantes”:

Comercialmente, o nome correto é Bubbaloo, que foi criado a partir de um trocadilho da palavra Bubblegum (chiclete, em inglês) com a expressão cubana “Babalu”, usada em forma de saudação.  

Onde vem o Babbalu então?

“Babalú” (assim desse jeito) é uma canção popular afro cubana escrita por Margarita Lecuona e é uma referência à divindade da santeria Babalu Ayé. A Santeria é uma religião de matriz africana, vinda do povo Ioruba. Babalu é um orixá da cura em todos os seus aspectos, da terra, do respeito aos idosos e protetor da saúde. Ele é responsável para prevenir enfermidades.

Era a canção do personagem fictício da televisão Ricky Ricardo, interpretado por Desi Arnaz na série “I Love Lucy” .

Na época em que Arnaz adotou a canção, ela havia se tornado um padrão musical latino-americano, associado principalmente ao cantor cubano Miguelito Valdés , que gravou uma de suas muitas versões com Xavier Cugat e sua Orquestra Waldorf-Astoria.

No Brasil, a canção foi sucesso na voz de Ângela Maria. Além disso, o termo foi popular porque era o nome da personagem da atriz Letícia Spiller, na novela “Quatro por Quatro”. 

Explicando a confusão do Bubaloo ou Babaloo

Inicialmente no Brasil, a comercialização do chiclete era com a pronúncia “Babaloo”, conforma a propaganda a seguir:

Somente no final dos anos 90 que começaram a dizer a marca como está escrito e colocaram, portanto, o nome original. 

Gostou do conteúdo? Deixe aqui, portanto, o seu comentário!

 

Comentários

Uma resposta para “Bubbaloo ou Babbaloo: Qual o nome real do chiclete?”

  1. alex

    passei o dia inteiro em diversos lugares procurando babaloo pois minha sobrinha de 8 anos comentou que nunca provou babaloo e nem sabia o que é dai procurei em diversos lugares na cidade inclusive encontrei bubaloo mais pensei que era uma imitaçao pois na minha infancia eu conhecia como babaloo e nem comprei com medo de compra um similar ou algo parecido obrigado pela materia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus