Uma enchente destruiu uma igreja em Pedro Velho

Uma enchente destruiu uma igreja em Pedro Velho

Compartilhe:

Vamos falar de outra igreja que virou ruína, desta vez foi a partir de uma grande enchente que aconteceu no século XX. A primeira vez que ouvi esta história foi do meu avô, que era natural da cidade de Pedro Velho e sempre falava do local. 

Pedro Velho no início do século XX ainda era um distrito de Canguaretama, a vila de Cuitezeiras, onde havia a Igreja de Santa Rita de Cássia. Além disso, a distância entre a margem do rio Curimataú não era tão distante. 

Além disso, algumas casas também ficaram próximas das margens, dificultando a passagem da água. 

Veja algumas das fotos das ruínas:

Quando aconteceu a tragédia da igreja em Pedro Velho

A inundação aconteceu na noite de 13 para a madrugada do dia 14 de maio de 1901, no qual destruiu a igreja e as casas da região Clique aqui para ver o álbum contendo as fotos das ruínas da igreja de Santa Rita de Cássia, do obelisco do túmulo da esposa de Fabrício de Albuquerque Maranhão, da samaumeira, do antigo cruzeiro, das margens do rio e da ponte de ferro que dista cerca de dois quilômetros de onde passava a antiga rua.

Após a enchente, surgiu uma árvore gigante próximo da ruína. O seu nome é Samaumeira ou Pau Grande, tornando-se testemunha histórica dos acontecimentos de Pedro Velho.

Você pode ler também:  Isto aqui é um túnel de bambuzais no RN
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí