Brechando/brechadas / Cordel e Luísa e os Alquimistas na reabertura da Pinacoteca

Cordel e Luísa e os Alquimistas na reabertura da Pinacoteca

Cordel e Luísa e os Alquimistas Pinacoteca

A Pinacoteca do Estado voltará abrir as portas e desta vez será com uma grande festa. No próximo dia 04 de dezembro, haverá a reabertura do espaço. Para abrir a apresentação terá a presença dos pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado, figurinha carimbada tanto no Mada como também no Festival Dosol. Além disso, o evento…

Compartilhe:

A Pinacoteca do Estado voltará abrir as portas e desta vez será com uma grande festa. No próximo dia 04 de dezembro, haverá a reabertura do espaço. Para abrir a apresentação terá a presença dos pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado, figurinha carimbada tanto no Mada como também no Festival Dosol.

Além disso, o evento contará com a banda Skarimbó. O Palácio estava fechado desde 2018 para uma reforma. Já Luísa e os Alquimistas se apresentarão no mesmo dia. Tudo isso gratuitamente.

Atualizado no dia 16/11/2021, às 17h17. Mais informações por aqui.

As reformas

Os investimentos do Governo na Pinacoteca somam R$ 8,1 milhões em obras e equipamentos. Como resultado, estão sendo executados pelo projeto Governo Cidadão, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e recursos do Banco Mundial. O prédio faz parte de um grupo de nove equipamentos culturais que estão sendo recuperados, com investimentos que ultrapassam R$ 26 milhões.

Além da Pinacoteca, o Governo está restaurando o Teatro Alberto Maranhão, Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), Memorial Câmara Cascudo e Fortaleza dos Reis Magos. Além disso, já finalizou as reformas da Biblioteca Câmara Cascudo, Teatro Adjuto Dias (Caicó), Teatro Lauro Monte Filho (Mossoró) e Museu Café Filho.

Sobre Luísa e os Alquimistas

Luísa e os Alquimistas é uma banda natalense que surgiu em meados de 2010s. No ano de 2016 lançou o álbum Cobra Coral pelo selo Dosol, que foi um sucesso de crítica. Posteriormente, em 2017 lançou o álbum Vekanandra, que misturava elementos do technobrega com ritmo regional. No entanto, o reconhecimento surgiu mesmo com o terceiro disco, o “Jaguatirica Printi”, trazendo uma sonoridade mais pop que os outros trabalhos, mas sem perder a essência.

A banda tem como vocalista a artista Luísa Nascim, que antes era uma artista circense e ensinara tecido aéreo no Tropa Trupe.

Cordel do Fogo Encantado e o Lirinha

Cordel do Fogo Encantado é um grupo musical brasileiro fundado na cidade de Arcoverde, que surgiu no final dos anos 90, misturando folk, mas também misturando elementos do Mangue Beat. O vocalita é o Lirinha, cujo seu nome completo é José Paes de Lira.

Em 1997, José Paes de Lira se uniu com os conterrâneos Noé Lira, Alberoni Padilha e Pastor no projeto Cordel do Fogo Encantado, inspirado nas obras de cantadores e declamadores.

Em 1998, amadureceu o projeto teatral que foi sucesso de público e percorreu o interior do estado de Pernambuco. Com direção de Miro Carvalho, cenário e luz de Roberto Baby. Já o elenco era José Paes de Lira, Clayton Barros, François Gomes, Alberone Padilha e Lúcio Flávio (DJ Coby). Em Recife, no carnaval de 1999, o grupo se apresentou no Festival Rec-Beat, e o que era apenas uma peça teatral ganhou contornos de um espetáculo musical. Assim, começou a trajetória da banda .

Em fevereiro de 2010, Lirinha anunciou a sua saída do Cordel do Fogo Encantado, encerrando as atividades da banda. Em 2018, o Cordel do Fogo Encantado anunciou o seu retorno às atividades, com a formação original, e o lançamento de um novo disco, “Viagem ao Coração do Sol”. Além disso, o grupo anunciou o relançamento de seus três álbuns de estúdio nas plataformas digitais..

O “Viagem ao Coração do Sol” foi eleito o 36º melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil e um dos 25 melhores álbuns brasileiros do primeiro semestre de 2018 pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Pinacoteca do Estado

O Palácio Potengi  é onde funciona a Pinacoteca do Estado, espaço aberto para apresentações de artistas potiguares, nacionais e internacionais. No ano de 2015, o local foi aberto para realização de shows (que acontecem na parte de trás do prédio) e peças teatrais.

Lá estão expostas esculturas, gravuras, fotografias, mapas e pinturas além de que o visitante ter a oportunidade de visitar próprio prédio de maior expressão da arquitetura neoclássica em Natal. Além disso, o espaço contém uma reunião de obras de arte de artistas locais, nacionais e internacionais. Por exemplo, Volpi, Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Newton Navarro, Dorian Gray e entre outros tantos. Ainda mais é o local onde está situada a maior parte do acervo de Artes Visuais pertencente ao Governo do Estado.

Antes da reforma, o Brechando fez uma visitinha, no qual confere, portanto, neste link.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus