Brechando/Cidades / Cinco folhetins potiguares no tempo de Dom Pedro II

Cinco folhetins potiguares no tempo de Dom Pedro II

Na História do Brasil, o Segundo Reinado é um período que durou 49 anos. Também se refere ao período que o Dom Pedro II virou Imperador do Brasil, começou em 1840 até 1889, quando surgiu a Proclamação da República. Neste momento, a novela das seis conta um pouco de como foi este período e garantiu…

Compartilhe:

Na História do Brasil, o Segundo Reinado é um período que durou 49 anos. Também se refere ao período que o Dom Pedro II virou Imperador do Brasil, começou em 1840 até 1889, quando surgiu a Proclamação da República. Neste momento, a novela das seis conta um pouco de como foi este período e garantiu que o Brasil continuasse independente de Portugal.

Embora as pessoas se lembrem da Abolição dos Escravos, o reinado de Dom Pedro II está marcado com a Guerra do Paraguai, solidificando o Exército e a Marinha, além de garantir o domínio e liderança nos outros territórios americanos.

O foco deste texto não é falar sobre Dom Pedro II, mas as formas literárias dos potiguares neste período. A Hemeroteca da Biblioteca Nacional, por exemplo, reserva os mais diversos periódicos, no qual eram folhetins que abordavam os mais diversos assuntos.

Alguns falavam sobre o apoio da Monarquia, outros defendiam a República e ainda tinha tempo de divulgar romance. Eram opinativos, já os folhetins informativos surgiram somente em 1872, quando surgiu O Mossoroense.

Selecionamos, portanto,  cinco folhetins potiguares para mostrar como as pessoas divulgavam as suas ideias antes do Facebook ou redes sociais.

Por isso, o Brechando mostrará, a seguir, alguns folhetins que eram lidos pelos potiguares.

O Brado Natalense – 1849

Constitucional Nortista -1951

A Rosa – 1857

O Rio Grandense do Norte – 1859

Avulso – 1880

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus