Brechando/Cidades / Qual a grafia certa: Genipabu ou Jenipabu?

Qual a grafia certa: Genipabu ou Jenipabu?

Genipabu ou Jenipabu

A praia de Genipabu fica na cidade de Extremoz, mas muitos acham que fica em Natal. No entanto, é queridinha dos turistas que vem ao Rio Grande do Norte, visto que suas belas dunas são cheias de aventuras com os passeios de buggy. Além disso, o passeio com os dromedários é bastante disputado pelos turistas.…

Compartilhe:

A praia de Genipabu fica na cidade de Extremoz, mas muitos acham que fica em Natal. No entanto, é queridinha dos turistas que vem ao Rio Grande do Norte, visto que suas belas dunas são cheias de aventuras com os passeios de buggy. Além disso, o passeio com os dromedários é bastante disputado pelos turistas.

Mas, uma coisa que as pessoas sempre tem dúvida: a escrita correta é Genipabu ou Jenipabu? As placas que indicam a paradisíaca praia nos deixam confusos.

Genipabu ou Jenipabu: nome tem origem tupi

Antes dos portugueses, quem habitava as terras potiguares, principalmente no litoral, eram os indígenas potiguares. Eles falavam o tupi como idioma oficial. Para eles, o nome “Jenipabu” é uma variação do termo “Jenipapo”.

O Jenipapo consiste em um fruto com uma baga subglobosa geralmente de cor amarelo-pardacenta. Além disso, sua polpa tem cheiro forte e é comestível. Mas também pode ser o principal ingrediente de compotas, doces, xaropes, bebida refrigerante, bebida vinosa e licor.

Mas, calma a história não acaba por aí.

A sílaba “bu” não está à toa, uma vez que é uma variante do ‘y, visto que soa como bu e significa “rio”. Ou seja, Genipabu é o rio de Jenipapos.

Mas, qual a grafia correta?

Não existe a grafia correta. Entretanto, os órgãos oficiais e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registram a praia como “Genipabu”, embora jornais mais antigos escrevam a palavra iniciando com a letra “J”.

A Academia Brasileira de Letras, no entanto, recomenda que as palavras de origem indígena com a gráfica original. Entretanto, este não é o debate da grafia com origem indígena no RN, uma vez que comentamos sobre Assú.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus