A praia de Genipabu fica na cidade de Extremoz, mas muitos acham que fica em Natal. No entanto, é queridinha dos turistas que vem ao Rio Grande do Norte, visto que suas belas dunas são cheias de aventuras com os passeios de buggy. Além disso, o passeio com os dromedários é bastante disputado pelos turistas.
Mas, uma coisa que as pessoas sempre tem dúvida: a escrita correta é Genipabu ou Jenipabu? As placas que indicam a paradisíaca praia nos deixam confusos.
Genipabu ou Jenipabu: nome tem origem tupi
Antes dos portugueses, quem habitava as terras potiguares, principalmente no litoral, eram os indígenas potiguares. Eles falavam o tupi como idioma oficial. Para eles, o nome “Jenipabu” é uma variação do termo “Jenipapo”.
O Jenipapo consiste em um fruto com uma baga subglobosa geralmente de cor amarelo-pardacenta. Além disso, sua polpa tem cheiro forte e é comestível. Mas também pode ser o principal ingrediente de compotas, doces, xaropes, bebida refrigerante, bebida vinosa e licor.
Mas, calma a história não acaba por aí.
A sílaba “bu” não está à toa, uma vez que é uma variante do ‘y, visto que soa como bu e significa “rio”. Ou seja, Genipabu é o rio de Jenipapos.
Mas, qual a grafia correta?
Não existe a grafia correta. Entretanto, os órgãos oficiais e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registram a praia como “Genipabu”, embora jornais mais antigos escrevam a palavra iniciando com a letra “J”.
A Academia Brasileira de Letras, no entanto, recomenda que as palavras de origem indígena com a gráfica original. Entretanto, este não é o debate da grafia com origem indígena no RN, uma vez que comentamos sobre Assú.
Deixe um comentário