Quem morou na região de Potilândia, Nova Descoberta e Morro Branco conheceram um padre estrangeiro que ficou bastante famoso na região, o Padre Pio. Independente se você é católico ou não, as pessoas mais antigas da cidade já foram alguma missa dele. Além disso, alguma mãe ou tia teve o seu casamento celebrado por ele. Afinal, quem foi o Padre Pio?
É um padre tão conhecido, que pesquisando as palavras-chave, “Natal+Padre Pio”, rapidamente encontra uma biografia. Além disso, estamos iniciando a quaresma, nada como falar de celebrantes que estão na memória do natalense.
Ele é estrangeiro e o seu forte sotaque em português o fez conhecido na cidade
Sim, Pio não era seu nome, mas Gerard Hubert Hensgens. Padre Pio nasceu na Holanda, no dia 28 de março de 1932, e pertencia à Congregação dos Redentoristas. Se mudou ao Brasil no ano de 61, mas sua morada em Natal aconteceu em 1968, que coincidiu com a criação dos conjuntos habitacionais que formaram a zona Sul, como Candelária, Potilândia, Cidade Satélite, Neópolis e Ponta Negra.
Por isso, ele ficou conhecido pela alcunha de desbravador da zona Sul. O forte sotaque já mostrava ser gringo, visto que nasceu numa pequena cidade da Holanda, Kerkrade, localizada ao sul do país, próximo da fronteira com a Alemanha e da Bélgica.
Além disso, as praias de Pium e Pirangi do Norte, recebiam a assistência religiosa do Pe. Pio, que contava com o auxílio do Pe. Lucilo Alves Machado, que faleceu em 2020.
Fundou a Igreja de Morro Branco
Mesmo celebrar missas em vários lugares da zona Sul de Natal, a sua morada era a Igreja de Morro Branco, no qual estava lá desde a sua fundação em 1968, a Sagrado Coração de Jesus, na avenida Antônio Basílio. Após sua moradia em Recife, ele veio para Natal com a missão de fundar esta igreja.
Além disso, a Paróquia de Sagrado Coração de Jesus tem quatro igrejas, sendo a mais famosa é a de Potilândia, próxima do Conjunto Habitacional.
Faleceu aos 86 anos
O Padre Pio faleceu aos 86 anos, no dia 27 de maio de 2018, após complicações de sua saúde que estava em debilitação por conta do avanço da idade. O padre era tão querido, que recebeu nota de pesar de diversas entidades, inclusive o Alecrim Futebol Clube, visto que já declarou fã do time de futebol.
Idealizou e assumiu muitas ações sociais, evangelizadoras e catequéticas, ao longo desses vários anos, na Arquidiocese de Natal. Mesmo doente, ainda celebrava as missas.
Acompanhe esta e outras curiosidades no Brechando.com.
Deixe um comentário