Quem foi o Padre Pio em Natal?

Quem foi o Padre Pio em Natal?

Compartilhe:

Quem morou na região de Potilândia, Nova Descoberta e Morro Branco conheceram um padre estrangeiro que ficou bastante famoso na região, o Padre Pio. Independente se você é católico ou não, as pessoas mais antigas da cidade já foram alguma missa dele. Além disso, alguma mãe ou tia teve o seu casamento celebrado por ele. Afinal, quem foi o Padre Pio?

É um padre tão conhecido, que pesquisando as palavras-chave, “Natal+Padre Pio”, rapidamente encontra uma biografia. Além disso, estamos iniciando a quaresma, nada como falar de celebrantes que estão na memória do natalense.

Ele é estrangeiro e o seu forte sotaque em português o fez conhecido na cidade

Sim, Pio não era seu nome, mas Gerard Hubert Hensgens. Padre Pio nasceu na Holanda, no dia 28 de março de 1932, e pertencia à Congregação dos Redentoristas. Se mudou ao Brasil no ano de 61, mas sua morada em Natal aconteceu em 1968, que coincidiu com a criação dos conjuntos habitacionais que formaram a zona Sul, como Candelária, Potilândia, Cidade Satélite, Neópolis e Ponta Negra.

Por isso, ele ficou conhecido pela alcunha de desbravador da zona Sul. O forte sotaque já mostrava ser gringo, visto que nasceu numa pequena cidade da Holanda, Kerkrade, localizada ao sul do país, próximo da fronteira com a Alemanha e da Bélgica.

Além disso, as praias de Pium e Pirangi do Norte, recebiam a assistência religiosa do Pe. Pio, que contava com o auxílio do Pe. Lucilo Alves Machado, que faleceu em 2020.

Fundou a Igreja de Morro Branco

Mesmo celebrar missas em vários lugares da zona Sul de Natal, a sua morada era a Igreja de Morro Branco, no qual estava lá desde a sua fundação em 1968, a Sagrado Coração de Jesus, na avenida Antônio Basílio. Após sua moradia em Recife, ele veio para Natal com a missão de fundar esta igreja.

Você pode ler também:  Como tirar sarro com letreiro de Natal utilizando meme “Ata”

Além disso, a Paróquia de Sagrado Coração de Jesus tem quatro igrejas, sendo a mais famosa é a de Potilândia, próxima do Conjunto Habitacional.

Faleceu aos 86 anos

O Padre Pio faleceu aos 86 anos, no dia 27 de maio de 2018, após complicações de sua saúde que estava em debilitação por conta do avanço da idade. O padre era tão querido, que recebeu nota de pesar de diversas entidades, inclusive o Alecrim Futebol Clube, visto que já declarou fã do time de futebol.

Idealizou e assumiu muitas ações sociais, evangelizadoras e catequéticas, ao longo desses vários anos, na Arquidiocese de Natal. Mesmo doente, ainda celebrava as missas.

Acompanhe esta e outras curiosidades no Brechando.com.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Quem foi o Padre Pio em Natal?”

  1. Edvanilson Lima

    Oi Lara! Que legal, esse registro sobre o Padre Pio. Vou deixar algumas informações afim de colaborar com o material: A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, bastante conhecida por aqui como “Casa dos Padres”, foi fundada em 1963, antes da chegada do Padre Pio. Ao chegar aqui, ele administrou as paróquias integradas de Morro Branco e Lagoa Seca (Sagrado Coração de Jesus e São João Batista). Várias paróquias da zona sul surgiram através do seu árduo trabalho missionário. Também foi responsável por ações e diálogos ecumênicos em Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí