Brechando/Cidades / Hoje é dia de Santos Reis! Como é a festa em Natal

Hoje é dia de Santos Reis! Como é a festa em Natal

Santos Reis

No dia 06 de janeiro de 1598 os portugueses começaram a construir a Fortaleza dos Reis Magos. O objetivo do monumento era proteger as terras brasileiras, então de Portugal, dos invasores. Ao longo do tempo, as pessoas começaram a povoar em volta do Forte, assim surgindo a cidade do Natal e também do bairro de…

Compartilhe:

No dia 06 de janeiro de 1598 os portugueses começaram a construir a Fortaleza dos Reis Magos. O objetivo do monumento era proteger as terras brasileiras, então de Portugal, dos invasores. Ao longo do tempo, as pessoas começaram a povoar em volta do Forte, assim surgindo a cidade do Natal e também do bairro de Santos Reis.

Por falar no bairro, todo dia 06 de janeiro, eles comemoram Gaspar, Belchior e Baltazar. Mas, qual foi a origem destas festas agora?

As comemorações de Santos Reis vieram de Portugal, mas algumas tradições africanas estão inclusas. Além das tradicionais procissões, com parque de diversões para a criançada e shows de famosos para celebrar o fim das festas natalinas, ainda tem o grupo de brincantes. Aqui no Rio Grande do Norte tem o Boi de Reis.

Sobre a Festa de Boi de Reis

A musicalidade e encenações com temáticas sobre os Reis Magos, o menino Jesus, os animais do presépio e figuras do imaginário popular estão presentes nesta manifestação. A festa lembra o tradicional Bumba Meu Boi. Além do bairro de Santos Reis, o Boi de Reis é comum em cidades vizinhas, como São Gonçalo do Amarante.

Os brincantes são músicos, com tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão. Ainda tem dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do mestre da folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

O que cantam

As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tradicionais, onde acontecem as festas com cantorias e danças típicas regionais como catira, moda de viola e cateretê.

Além disso, os brincantes recebem presentes para que serão doados para instituições de caridade.

Outros bairros comemoraram o Dia de Santos Reis

Além de Santos Reis e São Gonçalo do Amarante, a tradição dos eventos também acontecem em outros bairros de Natal. Os bairros de Bom Pastor e Felipe Camarão também fazem a tradição. O Brechando achou um vídeo do Boi de Reis de Felipe Camarão se apresentando na Cidade da Criança em 1994, no qual você pode dar o play a seguir:

A história da festa de Santos Reis de Natal

Os Três Reis Magos durante a procissão

Em Natal uma igreja em homenagem aos Três Reis Magos foi a Capela do Forte, no qual construção que segundo os historiadores teve início em 6 de janeiro de 1598. Além disso, a capela fica no centro do Forte dos Reis Magos.

Até o ano de 1910, as festas de Reis Magos aconteciam dentro do Forte. Mas, a Igreja Católica construiu
uma nova capela, no Morro da Limpa, próxima ao Forte, local onde a celebração aconteceu até 1936. A primeira festa da atual capela, ou Santuário, do bairro de Santos Reis, realizou-se em janeiro de 1937.

Igreja do bairro de Santos Reis

As imagens dos três Reis Magos chegaram a Natal no ano de 1753, envidadas pelo então Rei de Portugal Dom José I, como presente de sua esposa a Capitania do Rio Grande.

No dia 22 de agosto de 1964, o Dom Eugênio de Araújo Sales, a Paróquia de Santos Reis autorizou que a capela se transformasse em Igreja Matriz. Após 18 anos surgiu a Paróquia da Sagrada Família, elevando a Igreja em categoria de Santuário, chamando-se Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus