Hoje é dia de Santos Reis! Como é a festa em Natal

Hoje é dia de Santos Reis! Como é a festa em Natal

Compartilhe:

No dia 06 de janeiro de 1598 os portugueses começaram a construir a Fortaleza dos Reis Magos. O objetivo do monumento era proteger as terras brasileiras, então de Portugal, dos invasores. Ao longo do tempo, as pessoas começaram a povoar em volta do Forte, assim surgindo a cidade do Natal e também do bairro de Santos Reis.

Por falar no bairro, todo dia 06 de janeiro, eles comemoram Gaspar, Belchior e Baltazar. Mas, qual foi a origem destas festas agora?

As comemorações de Santos Reis vieram de Portugal, mas algumas tradições africanas estão inclusas. Além das tradicionais procissões, com parque de diversões para a criançada e shows de famosos para celebrar o fim das festas natalinas, ainda tem o grupo de brincantes. Aqui no Rio Grande do Norte tem o Boi de Reis.

Sobre a Festa de Boi de Reis

A musicalidade e encenações com temáticas sobre os Reis Magos, o menino Jesus, os animais do presépio e figuras do imaginário popular estão presentes nesta manifestação. A festa lembra o tradicional Bumba Meu Boi. Além do bairro de Santos Reis, o Boi de Reis é comum em cidades vizinhas, como São Gonçalo do Amarante.

Os brincantes são músicos, com tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão. Ainda tem dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do mestre da folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

O que cantam

As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tradicionais, onde acontecem as festas com cantorias e danças típicas regionais como catira, moda de viola e cateretê.

Você pode ler também:  Como surgiu o Halloween do Gringo’s?

Além disso, os brincantes recebem presentes para que serão doados para instituições de caridade.

Outros bairros comemoraram o Dia de Santos Reis

Além de Santos Reis e São Gonçalo do Amarante, a tradição dos eventos também acontecem em outros bairros de Natal. Os bairros de Bom Pastor e Felipe Camarão também fazem a tradição. O Brechando achou um vídeo do Boi de Reis de Felipe Camarão se apresentando na Cidade da Criança em 1994, no qual você pode dar o play a seguir:

A história da festa de Santos Reis de Natal

Os Três Reis Magos durante a procissão

Em Natal uma igreja em homenagem aos Três Reis Magos foi a Capela do Forte, no qual construção que segundo os historiadores teve início em 6 de janeiro de 1598. Além disso, a capela fica no centro do Forte dos Reis Magos.

Até o ano de 1910, as festas de Reis Magos aconteciam dentro do Forte. Mas, a Igreja Católica construiu
uma nova capela, no Morro da Limpa, próxima ao Forte, local onde a celebração aconteceu até 1936. A primeira festa da atual capela, ou Santuário, do bairro de Santos Reis, realizou-se em janeiro de 1937.

Igreja do bairro de Santos Reis

As imagens dos três Reis Magos chegaram a Natal no ano de 1753, envidadas pelo então Rei de Portugal Dom José I, como presente de sua esposa a Capitania do Rio Grande.

No dia 22 de agosto de 1964, o Dom Eugênio de Araújo Sales, a Paróquia de Santos Reis autorizou que a capela se transformasse em Igreja Matriz. Após 18 anos surgiu a Paróquia da Sagrada Família, elevando a Igreja em categoria de Santuário, chamando-se Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí