Brechando/Cidades / O primeiro prefeito de Carnaubais? Avô de Paulo Barreto

O primeiro prefeito de Carnaubais? Avô de Paulo Barreto

Perto de Assú, Mossoró e Macau está a cidade de Carnaubais, no qual no ano de 1963, conseguiu se desmembrar da primeira cidade após uma longa batalha, que contou com o apoio do deputado Olavo Lacerda Montenegro, que hoje é nome de rua em Parnamirim. Entretanto, o primeiro morador da região foi Antônio Pereira de…

Compartilhe:

Perto de Assú, Mossoró e Macau está a cidade de Carnaubais, no qual no ano de 1963, conseguiu se desmembrar da primeira cidade após uma longa batalha, que contou com o apoio do deputado Olavo Lacerda Montenegro, que hoje é nome de rua em Parnamirim.

Entretanto, o primeiro morador da região foi Antônio Pereira de Albuquerque o primeiro habitante de uma localidade, onde se situava uma área com vista ampla, verde e bela, com muitas carnaubeiras ao redor e com boa terra para cultivar. Por isso, que a cidade recebe este nome.

Ali, surgiu as primeiras manifestações políticas da região, como Valdemar Campielo.

Campielo foi o primeiro prefeito de Carnaubais na década de 60 e 70, no qual ainda não tinha prefeito biônico.

Como foi a decisão de Carnaubais

Na sua primeira disputa municipal, Carnaubais contou com dois candidatos. O deputado Olavo Lacerda, político apoiador da emancipação da cidade, inicialmente indicou o seu irmão João Batista Lacerda Montenegro.

E pela oposição se candidatou a prefeito Valdemar Campielo Maresco, representante da classe sindical, pelo partido UDN (União Democrática Nacional), tendo como candidato a vice, João Benevides Sobrinho.

Valdemar e João Benevides foram empossados no dia 31 de Janeiro de 1965 e exerceram um mandato de cinco anos até o dia 31 de Janeiro de 1970.

Depois, eles conseguiram eleger o seu sucesso, João Texeira Filho, visto que por conta o AI nº 11, onde impôs um novo calendário eleitoral, encurtou o seu mandato. Assim, no ano de 1972 houve novas eleições.

Na eleição de 1972,  Valdemar Campielo venceu as eleições, disputando seu ex-vice prefeito, João Benevides Sobrinho.

Nesta segunda gestão, Campielo enfrentou uma terrível enchente. Como resultado, a Prefeitura teve que construir a cidade em outro lugar. Como consequência deste problema, a oposição venceu as eleições municipais em 1976.

Adivinha quem ele é parente

Saber quem Campielo é? Avô do Paulo Barreto, o mesmo candidato que a oposição fez o jingle lhe esculachando nas Eleições de Pendências, vizinha de Carnaubais. A música, por conseguinte, viralizou no Brasil inteiro e virou destaque na Folha de S. Paulo.

A canção é uma síntese de como as eleições no interior é um barraco digno do Programa do Ratinho. Portanto, uma briga da velha e nova política. É muito comum os políticos de cidades do interior sejam parentes de políticos de cidades vizinhas. Poderíamos fornecer vários exemplos, mas isso é assunto para outro post.

Além disso, o pai de Paulo Barreto, Berg, e sua mãe, a Marlice, também tentaram ser prefeitos na cidade de Carnaubais, todavia não obteve êxito.

Marlice é a filha de Campielo e além de Paulo, tiveram mais dois filhos.

Valdemar Campielo nas eleições de 1972, sendo candidato do partido Arena. 

 

Posse do primeiro prefeito de Carnaubais

 

E Paulo Barreto?

Paulo Barreto é uma figura importante tanto para Pendências quanto Carnaubais, pois ele é dono de construtora e ainda mais da maior empresa de cultivo de camarão da região. Assim fazendo que ele fosse popular. Em 2012, um grupo de amigos o estimularam para ser prefeito de Pendências.

Além disso, ele se sentiu pronto apenas em 2020, quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) e recebeu apoio dos vereadores Gilberto, Diego Dantas, Gustavo Queiroz e Van da Serraria. Por falar em Van, este rompeu com Paulo e realizou uma candidatura própria na prefeitura.

Barreto é a principal oposição de Flaudivan Martins (MDB), que venceu as eleições suplementares após o antigo prefeito ter sido afastado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Por causa do pleito, a irmã de Paulo Barreto, a advogada Marília de Góis Ramos, Procuradora do Município, entregou o cargo ao prefeito Flaudivan.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus