Brechando/brechadas / Este cartaz contra LGBTfobia deve ser grudado em todos estabelecimentos do RN

Este cartaz contra LGBTfobia deve ser grudado em todos estabelecimentos do RN

cartaz anti-LGBTfobia

A partir desta semana, os estabelecimentos comerciais e partições públicas instalarão este adesivo da imagem acima primeiramente na porta de entrada. O objetivo é conscientizar os potiguares sobre o crime de LGBTfobia. Tudo isso está escrito na lei N°10.761, sancionada nesta quarta-feira (19), que reconhece a necessidade de combater a discriminação por orientação sexual e…

Compartilhe:

A partir desta semana, os estabelecimentos comerciais e partições públicas instalarão este adesivo da imagem acima primeiramente na porta de entrada. O objetivo é conscientizar os potiguares sobre o crime de LGBTfobia. Tudo isso está escrito na lei N°10.761, sancionada nesta quarta-feira (19), que reconhece a necessidade de combater a discriminação por orientação sexual e de gênero. A referida lei torna obrigatória a afixação de cartaz contendo o texto: “Discriminação por orientação sexual e identidade de gênero é ilegal e acarreta multa – Lei Estadual nº 9.036/2007”.

Conforme versa o texto do cartaz, a lei sancionada – de autoria do deputado estadual Sandro Pimentel do PSOL e se baseia na Lei Estadual nº 9.036/2007.

Normas do cartaz

O cartaz que protege das ações de LGBTfobia deve ser afixado num adesivo, no mínimo, 28cm por 21 cm e colocado em local visível. De preferência na área destinada à entrada de clientes e usuários dos serviços públicos.

O cartaz deverá ser afixado em hotéis, motéis, pensões, pousadas e outros meios que prestem serviços de hospedagem; restaurantes, bares, lanchonetes e similares. Além disso, as casas noturnas de qualquer natureza; clubes sociais e associações recreativas ou desportivas, que promovem eventos com entrada paga; agências de viagens e locais de transportes de massa também deverão colocar cartazes. 

A regra também serve aos serviços de autoatendimento, postos de abastecimento de veículos e demais locais de acesso público; prédios comerciais e ocupados por órgãos e serviços públicos estaduais.

Para as repartições públicas

A lei se aplica também às repartições públicas diretas e indiretas, escolas, centros de ensino superior, hospitais, centros de saúde, delegacias de polícia, unidades do judiciário e assim como os demais locais públicos de intensa movimentação de pessoas.

O que acontece se não obedecer a lei contra LGBTfobia?

Na hipótese de não cumprimento da lei, os infratores ficam sujeitos à multa no valor de R$ 1.000,00 por infração, revertida aos órgãos de proteção aos direitos da comunidade LGBT; e multa em dobro do valor em caso de reincidência.

A lei sancionada também é subscrita pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).  A regulamentação da lei, no entanto, está sendo encaminhada pela Coordenadoria de Diversidade Sexual e de Gênero, coordenada por Janaína Lima, que está trabalhando em parceria com a Procuradoria Geral do Estado. 

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus