Brechando/Artistas Potiguares / Auta de Souza, de Macaíba para literatura

Auta de Souza, de Macaíba para literatura

Auta de Souza

A Auta de Souza começou a escrever primeiramente aos 16 anos, apesar da tuberculose, que matou diversos escritores de sua geração. Frequentava o Club do Biscoito. Uma associação de amigos que promovia reuniões dançantes, onde os convidados recitavam poemas de vários autores, como Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, Castro Alves, Junqueira Freire e os potiguares…

Compartilhe:

A Auta de Souza começou a escrever primeiramente aos 16 anos, apesar da tuberculose, que matou diversos escritores de sua geração. Frequentava o Club do Biscoito. Uma associação de amigos que promovia reuniões dançantes, onde os convidados recitavam poemas de vários autores, como Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, Castro Alves, Junqueira Freire e os potiguares Lourival Açucena, Areias Bajão e Segundo Wanderley.

Nasceu em Macaíba, região da Grande Natal, no dia 12 de setembro de 1876, na cidade de Macaíba. Seu nome está estampado em escolas, turmas e inspiração para muitas escritoras.

Aos 18 anos trabalhou na revista Oásis, e em seguida escreveu para jornais de grande circulação do Nordeste. Entre 1899 e 1900, assinou seus poemas com os pseudônimos de Ida Salúcio e Hilário das Neves, já que mulher escrevendo era ainda considerado um tabu.

O Brechando vai falar em vídeo um pouco sobre a vida de Auta de Souza, importante escritora potiguar do século 20, no qual teve uma vida curta, porém bastante intensa.

Para conferir o vídeo na íntegra é só apertar o play a seguir:

Já conhecia a história de Auta de Souza? O Brechando tem várias histórias sobre a autora, veja nas páginas relacionadas.

Comentários

Uma resposta para “Auta de Souza, de Macaíba para literatura”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus