Brechando/Artistas Potiguares / Começa o Sonora em Natal, festival internacional de compositoras

Começa o Sonora em Natal, festival internacional de compositoras

O Sonora chega em sua quarta edição, cujo objetivo é protagonizar as mulheres que atuam no mundo da música. O evento, contará com uma programação repleta de palestras, oficinas e shows. As atividades acontecem na Casa Talento,  no IFRN – Cidade Alta e no El Rock. Com origem em 2016, o Sonora nasceu a partir…

Compartilhe:

O Sonora chega em sua quarta edição, cujo objetivo é protagonizar as mulheres que atuam no mundo da música. O evento, contará com uma programação repleta de palestras, oficinas e shows. As atividades acontecem na Casa Talento,  no IFRN – Cidade Alta e no El Rock. Com origem em 2016, o Sonora nasceu a partir do uso da hashtag #mulherescriando, uma iniciativa da musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, ou seja, mulheres que criam sua arte sonora. Com grande repercussão, algumas compositoras por todo o Brasil e no exterior conversaram sobre a ideia de realizar um festival com o trabalho das mulheres na área de musical, daí surgiu o o Sonora. São elas: Deh Mussulini, Flávia Ellen, Amorina e Bia Nogueira (Belo Horizonte), Ana Luisa Barral (Salvador), LaBaq (São Paulo), Ilessi (Rio de Janeiro) e Isabella Bretz (Belo Horizonte, Lisboa e Dublin).

É através dessa rede de produtoras locais que o Sonora acontece. Localmente é criada uma coordenação composta por uma equipe multidisciplinar que se conectam e se organizam. Na edição de 2019, o Sonora Natal está sendo produzido por Renata Marques, Luana Simplício e Joana Knobbe. O Sonora já nasceu internacional, já que em seu primeiro ano reuniu aproximadamente 200 compositoras que assumiram palcos em seis países: Brasil, Portugal, Irlanda, Espanha, Argentina e Uruguai. A partir daí, explica a coordenadora geral do evento, Joana Knobbe, surgiu uma forte rede de mulheres dispostas a colaborar para a mudança da realidade feminina na música.

A programação do Sonora Natal começou nesta quinta (12) com um um happy hour,  que contou com um pocket show da cantora Silvia Sol e de uma conversa sobre o tema “Música como Transformação Social e Autoconhecimento”.

A atividade seguinte do Sonora Natal, que também é gratuita, ocorre nesta quinta-feira (19), das 14h às 16h, no auditório do IFRN Cidade Alta, com a palestra – “A Sua Música na Rede”, que será proferida pela União Brasileira de Compositores  (UBC), por meio relações públicas Márcia Xavier. Ela vai trazer informações sobre o relatório” Por Elas que Fazem a Música” e falará sobre: direitos autorais, direitos conexos na gestão coletiva, ISRC, Produtor Fonográfico e Streaming. No mesmo dia, a partir das 20h, no El Rock,  será realizada o Noite Sonora com shows das cantoras da cena potiguar Clara Pinheiro, Pêli, Andrezza Santos e Rosa de Pedra, para esse momento os ingressos serão vendidos no local do evento.

O Ciclo de Oficinas do Sonora, que acontece de 18 a 28 de setembro, é voltado para todo público interessado em música e cultura e está com inscrições abertas por meio do formulário on-line –https://linktr.ee/sonorafestivalnatal.

A atividade “Como Promover o seu Projeto Cultural e/ou Trabalho Artístico”, realizada pela produtora cultural Nathalia Santana, dá início ao Ciclo de Oficinas do Sonora, e acontece de 18 a 20 de setembro, das 18h às 22h. A oficina aborda o planejamento e execução de um trabalho de promoção em múltiplas plataformas com foco na complementaridade dos meios de mídias.

No dia 21, das 09h às 12h e das 14h às 17h, haverá a oficina “Programação de Áudio usando Pure Data” com a musicista Heather Dea Jennings ensinando a criar um sintetizador para gerar sons com o programa gratuito Pure Data. No mesmo dia, à tarde, acontece a “Oficina Mar de Dentro: Oficina de Construção Poética”, conduzida pelas poetisas Michelle Ferret e Vânia Maria, a partir de canções e poemas com a temática do mar. A oficina propõe aos participantes um mergulho na construção poética tendo como estímulo: vivências e exercícios com as palavras.

Finalizando a programação, no dia 28, acontecem mais duas oficinas. Pela manhã, das 09h às 12h, “Percebendo a Voz do Coração”, com o grupo musical Agni. A atividade será guiada pelas cantoras Silvia Sol e Cibelly Guedes e será uma experiência de autoconhecimento, voltada para pessoas que queiram acessar mais informações sobre si mesmas, usando os recursos de Canto e da Dinâmica Energética do Psiquismo para trazer e organizar conteúdos internos facilitando e apresentando um caminho de integração do ser a cada participante. À tarde,  das 14h às 17h, ocorre a oficina “Compreendendo a Sonorização” com a musicista Fernanda Fagun des, que vai possibilitar a musicistas e simpatizantes da música o acesso ao conhecimento básico sobre sonorização e áudio  compreendendo tecnicamente a interação da execução musical, com a operação de áudio e o público.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus