Rumo ao México, esta será a missão de João Alexandre de Lima (do Grupo Entre Nós Coletivo de Criação de Natal), o bailarino da foto acima, junto com Mattheus Zo e Renata Soraya (do Grupo Diocecena de Mossoró) em setembro. O convite para trabalhar na América do Norte veio do produtor cultural Marcelo Zamora, membro da Rede de Produtores Culturais da América Latina e Caribe, através do Programa Conecta México.
O programa prevê aulas e ensaios na Cia. Lux Boreal, importante companhia de Tijuana/Baja Califórnia, além de aulas de dança contemporânea, clássica, história da dança e gestão cultural no Centro de Danza y Producción Escénica.
Haverá ainda um trabalho solo que irá circular por cidades mexicanas e terá sua estreia oficial no dia 28 de outubro no Festival de Solos, Cuerpo al Descubierto na Cidade do México.
O bailarino João Alexandre Lima do grupo Entre Nós Coletivo de Criação fala sobre a felicidade em participar deste intercâmbio. “Eu não poderia estar mais feliz. Me dedico ao ofício da dança há mais de 15 anos, essa oportunidade chegou com o tempo e a maturidade necessários para que eu pudesse aproveitar ao máximo. Poder conviver na rotina de outro grupo, em outro país, com outra possibilidade de enxergar a dança me motiva muito. Estou ansioso também para poder mostrar meu trabalho como coreógrafo, fora do meu país. Espero me contaminar com a dança que se faz no México e poder plantar sementes do meu trabalho por lá”, declara João Alexandre em release divulgado para imprensa.
Mexicano virá a Natal para uma oficina
Nesse intercâmbio entre Brasil e México, o artista Angel Arâmbula, membro fundador e co-diretor da Lux Boreal Dance Company, virá ao Rio Grande do Norte para realizar oficinas em Mossoró e Natal no período de 13 a 17 e 27 a 31 de agosto, respectivamente. As Oficinas são gratuitas e abertas para os praticantes da dança.
A partir do dia 13 de agosto, o bailarino mexicano, Ángel Arámbula, realiza oficinas de dança contemporânea em Natal e Mossoró. As Oficinas são gratuitas e abertas para os praticantes da dança. A ação integra o programa Conecta México, uma iniciativa que tem como foco conectar artistas e agilizar a gestão cultural entre México e o resto do mundo.
Ángel Arámbula é membro fundador e co-diretor da Lux Boreal Dance Company, recebeu o prêmio de melhor intérprete no XX Concurso Regional de Coreografia do Noroeste em 2016 e tem se destacado com o desenvolvimento de treinamentos de Piso Articular, uma técnica que propõe o uso do esqueleto como principal gatilho no movimento, a fim de reduzir o uso excessivo de força.
Os interessados em participar podem fazer a inscrição via formulário eletrônico através do link:goo.gl/W4VNsL até o dia 11 de agosto. As inscrições serão analisadas por uma comissão e depois será divulgada a lista de selecionados nas redes sociais da Espaço Vivo Promoções Culturais.
Em Mossoró, a oficina será realizada na sala de dança da Academia Shekiná (localizda na Av. Jorge Coelho de Andrade, 101, Costa e Silva) das 20:00 às 22:00. São disponibilizadas 40 vagas ao todo, sendo 20 destinadas ao público da UERN.
Em Natal, a oficina será na sala B do prédio Anexo do Departamento de Artes da UFRN de 27 a 31 de agosto das 19 às 21hs. São disponibilizadas 40 vagas ao todo, sendo 20 destinadas ao público da UFRN.
O projeto é realizado com o apoio do Programa Conecta México Encontro de Dança – DANZA Mundo edição 2018, Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo (FIDESP), CIA LUX BOREAL e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Natal via Programa Djalma Maranhão, Sebrae RN via Edital de Economia Criativa, Pontalmar Praia Hotel, B’Beach Resort. Apoio cultural: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Deixe um comentário