Entre os dias 03, 04 e 05 de agosto a capital potiguar recebe mais uma edição do Startup Weekend, uma das principais iniciativas globais de inovação e empreendedorismo. Como rola? Lá várias pessoas formarão grupos e em dois dias montarão um projeto de empresa que tenha uma tecnologia que possa ser lucrativa e útil na vida das pessoas. Serão 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. A programação começa a partir das 18h da próxima sexta-feira (03) e termina às 21h do domingo (05), em Natal, na sede do SEBRAE/RN.
Durante o evento os participantes são incentivados a tirar uma ideia do papel, torná-la viável e apresentá-la a potenciais investidores. Mais de 8 mil startups foram criadas durante os encontros realizados em cerca de 100 países. Portanto, quanto mais criativo o projeto, mais chance de investimento e mais chance deste pequeno produto se tornar realidade. No Brechando, por exemplo, já citamos vários exemplos, como a coleira criada para cães cegos, a Blindgog, ou um serviço que ajude a marcar consultas.
Por falar no Blindog, a co-fundadora Luana Wandecy estará no evento para ser uma das mentoras dos integrantes que querem montar uma startup neste fim de semana.
De acordo com uma das organizadoras do SWNatal, Monnaliza Medeiros, o Startup Weekend tem um papel muito importante na saúde do ecossistema empreendedor potiguar: “Participei em 2016 e tive a oportunidade de desenvolver uma série de habilidades em um curtíssimo espaço de tempo. Essa metodologia de 54h tem um poder transformador, pois você descobre que é capaz de desenvolver coisas incríveis, que jamais imaginou, com pessoas até então desconhecidas, em um único final de semana. É impossível sair do SW com a mesma cabeça que entrou, os mentores fazem questão de mexer bastante com você até tirar uma ideia boa dali”, comentou.
Para esta edição já foram confirmados sete mentores: o empreendedor e escritor Fred Alecrim, um dos fundadores dos postos Ale; o acelerador da ACE Christian de Pietro, a UX designer e desenvolvedora front-end Nayara Rocha, o empreendedor e fisioterapeuta Felipe Neves, a fundadora e coordenadora do projeto social ‘Meninas Também Jogam’ Tainá Medeiros, o consultor em marketing digital Glebe Duarte e a co-fundadora da startup potiguar Blindog Luana Wandecy.
Em sua primeira edição como mentor, Fred comenta que espera encontrar muita gente boa que queira melhorar o mundo a partir do empreendedorismo, e que enxerga as startups como caminho para melhorar a vida das pessoas em nosso Estado e País. Felipe acredita ser uma ótima oportunidade para os participantes fazerem networking, pois pessoas de diversas áreas estarão presentes.
De acordo com Tainá, todo o evento é um tempo investido em aprendizado, uma experiência única, que pode resultar em startups que irão mudar o mercado. “Minhas expectativas é que os participantes consigam absorver essa experiência e possam aplicar posteriormente em seus negócios. A experiência pode parecer bem rápida, porém, quando bem executada carrega uma bagagem de aprendizagem enriquecedora para todos os envolvidos”.
Para Christian existem alguns pontos importantes que os participantes precisam estar atentos, como, “Ter uma mentalidade global, pois a tecnologia permite que a gente atue além de fronteiras e colocar o cliente no centro de tudo que a empresa faz”.
SERVIÇO
Startup Weekend Natal
Local: SEBRAE/RN
Data: 3 à 5 de agosto
Horário: Das 18h do dia 3 às 21h do dia 5
Inscrições: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-natal__297290
Deixe um comentário