Brechando/Artistas Potiguares / Nosso tradicional agendão do Carnaval 2018 está no ar

Nosso tradicional agendão do Carnaval 2018 está no ar

O Carnaval vem chegando para iniciar o ano com tudo. Vai ficar em Natal? Não vai para Pirangi? O Brechando te dará algumas dicas para você que quer curtir a folia de momo na capital do Rio Grande do Norte.  Confira o nosso agendão a seguir: Quinta-feira (8 de fevereiro) Baile de Máscaras O Baile de Máscaras…

Compartilhe:

O Carnaval vem chegando para iniciar o ano com tudo. Vai ficar em Natal? Não vai para Pirangi? O Brechando te dará algumas dicas para você que quer curtir a folia de momo na capital do Rio Grande do Norte.  Confira o nosso agendão a seguir:

Quinta-feira (8 de fevereiro)

Baile de Máscaras

Carlinhos Brown abrindo o carnaval da cidade

O Baile de Máscaras faz parte da abertura do carnaval da cidade, no qual o prefeito Carlos Eduardo entrega a chave para o rei momo e a rainha do Carnaval. Desta vez a abertura do carnaval terá a participação de Carlinhos Brown. Veja a programação:

18h – Grupos Folclóricos
19h – Banda Independente da Ribeira
20h – Grupo Leão de Judá
21h – Sueldo Soaress e Banda
22h – Carlinhos Brown

Onde: Largo do Atheneu.

Folia de Rua

O Bloco Folia de Rua Potiguar está em sua terceira edição em 2017. Estreou em 2015 disseminando as manifestações, folguedos e personagens e ritmos dos batuques da cultura potiguar com origem do Coco-de-Zambê, Bambelô, Congos de Calçola, Auto dos Caboclinhos de Ceará-Mirim, Potiguares e do Auto do Boi Calemba.

Bloco sai em cortejo do Espaço Ruy Pereira até o Largo do Atheneu. A concentração, com show ocorre a partir das 18h e a saída do cortejo, às 19h30.

Onde: Espaço Ruy Pereira (Av. Rio Branco, do lado do IFRN Cidade Alta)

Hora:  18 horas.

Nação Zambêracatu – “Cortejo Abrindo os Caminhosl”

O “Cortejo Abrindo os Caminhos” abre o carnaval da cidade de forma independente, propagando a musicalidade e religiosidade negra da cidade do Natal através do maracatu de baque virado. A intenção do cortejo é pedir a benção e proteção dos orixás, para que a semana de folia no carnaval seja de paz e muita alegria, nesta festa que é a mais popular do nosso país. O bloco irá se concentrar na Sede da Malandros do Samba.

Concetração: Rua Soldado Luís Gonzaga, 72, Rocas

Hora: 15h

Banda Detroit em Ponta Negra

Nada como unir um grupo que é sinônimo de carnaval com um bairro que é a cara da folia de Natal. A banda Detroit vai abrir o carnaval mais tradicional da zona Sul da capital potiguar. Através de um pranchão, o grupo sairá do Praia Shopping e vai em direção à Praça dos Gringos, cantando as clássicas músicas carnavalescas.

19h: Concentração: Praia Shopping.


Sexta-feira (9 de fevereiro)

Bloco As Guerreiras 

Infelizmente, nas Rocas, não haverá a tradicional roda de samba, mas para não passar o carnaval em branco haverá show e desfile do tradicional bloco “As Guerreiras”, no qual terá a apresentação de Toninho Gerais e banda.

Hora: 19 horas.

Onde: Polo Rocas.

Bloco Bode Expiatório

O bloco Bode Expiatório faz a seu terceiro ano de carnaval. O Bloco Bode Expiatório nasceu para expurgar todos os males durante o carnaval. Da junção de um grupo de amigos foliões de diversos Blocos carnavalesco da zona sul de Natal. Eles vão pular na sexta de carnaval.

Hora: 19 horas.
Concentração lateral do Praia Shopping

Nação Zambêracatu – “Coroação da Rainha da Nação Zambêracatu”

A fim de perpetuar a tradição afro-brasileira de coroação de uma rainha negra, como símbolo da ancestralidade africana, a Nação Zambêracatu realiza a coroação de sua Rainha na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no dia 9 de fevereiro, com concentração às 15 horas, seguido de cortejo até o Bar do Ze Reeira (Av. Rio Branco, centro, ao lado do IFRN Cidade Alta).

Concentração na Igreja do Rosário dos Pretos (Rua Quintino Bocaiúva, Centro)

Hora: 15h

Nazi vai à Ribeira

A sexta-feira vem o Bloco Nazi Vai à Ribeira, que traz um resgate de importantes figuras históricas da boemia do bairro da zona Leste. O nome é uma homenagem ao Nazi, turco, que nos anos 50 inventou a meladinha e fez seu bar no Beco da Lama, um reduto cultural.

Onde: Bar do Pedrinho (Beco da Lama)

Hora: 15 horas.

Carnarock

O Whiskritório terá muito rock com Jack Black (tocando o melhor dos clássicos do rock) e Revolver (Beatles, Pink Floyd e dentre outros).

Onde: Whiskritório (Rua Enico Monteiro, Capim Macio, do lado da UnP da Av. Roberto Freire).

Hora: 20 horas.

Grandes Carnavais

A sexta-feira de Carnaval começa cedo no Largo do Atheneu com o Movimento dos Grandes Carnavais, começando às 16 horas com Jolian e Orquestra Maria Fumaça, ainda terá a banda Detroit e  outros artistas que animam há anos o carnaval potiguar. Ainda contará com a banda Sargento Pimenta, que faz tempo que anima os cariocas com o som dos Beatles em ritmo de carnaval. Confira a programação a seguir:

16h – Jolian e Orquestra Maria Fumaça

17h30 – Jaina Elne e Orquestras Frevo do Xico Puxando os blocos: Ressaka, Kuxixo, Puxa Saco, Saca Rolha, Bakulejo, Jardim, Psyu e Jardineiros

19h – Baile no Aeroclube (av. Hermes da Fonseca, Tirol)

19h30 – Show: Banda Detroit

21h – Sargento Pimenta RJ (Beatles no carnaval)

23h – DJ Luís Couto e Bethoven no Sax

Onde: Largo do Atheneu.

Baile da Ribeira

Sexta feira de Carnaval, o Ateliê promove o Baile da Ribeira, com a apresentação de Allan Cesar, Yura Mafra, Danilo Kauan, Black U e Minerva Del Diablo.

Onde: Ateliê Bar (Rua Chile, Ribeira)

Hora: 21 horas.

Mais info.

Palco das Marchinhas

Bem pertinho do evento citado acima, no Largo do Atheneu, os natalenses podem conferir o concurso Dosinho de Marchinhas e depois será encerrado com o show de Eduardo Dussek. Confira a programação a seguir:

17h30 – Baile da Marcinha – Show infantil
19h – 2º Concurso Dosinho de Marchinhas Carnavalescas
20h30 – Isaque Galvão – Homenagem a mestre Dosinho
21h – Jaina Elne – Folia das Marchinhas
21h40 – Orquestra das Marchinhas – Maestro Papão
23h – Show “Dussek na Folia’’ com Eduardo Dussek e sua CopacaBanda

Cavaleiros do Forró e Grafith

Para animar a sexta-feira de carnaval, nada como animar a galera com as bandas potiguares mais queridas do povão.

Onde: Praia da Redinha.

Hora: A partir das 20 horas.

Bloco Bakulejo

Bem pertinho do evento citado acima, no Largo do Atheneu, vai ter o tradicional bloco Bakulejo, onde promete animar os foliões do bairro de Petrópolis, onde vão animando as ruas de Petrópolis até o Aeroclube, onde  terá uma grande festa esperando os foliões.

Trajetória do Bloco

Hora: 16 horas.

Onde: Largo do Atheneu.

Paralamas na Praça do Gringo’s

Jegue Empacado

Mais uma edição do Jegue Empacado. Como em todos os outros anos, haverá mais uma homenagem à personalidade potiguar e desta vez será

Onde: Ponto de Concentração será no Ponto Sete (próximo do Só Mais Uma. A sede do bloco fica do lado do lado da Estácio e da Cigarreira do Gil), em Ponta Negra
Horário: 18h.

Paralamas do Sucesso

Após diversas apresentações nos eventos natalinos da cidade, o grupo de Brasília, Paralamas do Sucesso, vai abrir a noite do carnaval de Natal em Ponta Negra.

Onde: Praça Ecológica de Ponta Negra.
Horário: 18h.


Sábado (10 de fevereiro)

Lombra Eterna

O Bar do Zé Reeira será o ponto de partida da quarta edição do Lombra Eterna, que promete ter muita lombra e alegria. Saiba mais aqui.

Onde: Bar do Zé Reiera (Do lado do IFRN de Cidade Alta).

Hora: 20 horas.

Carnapopout

Gosta de música pop? Fuja do carnaval tocando o melhor da música pop com DJs Máo Fanny, Reggaevan e Gabi Pérsico. Entrada free até meia-noite.

Onde: Whiskritório (Rua Enico Monteiro, Capim Macio, do lado da UnP da Av. Roberto Freire).

Hora: 20 horas.

Bloco Suvaco do Careca

O bloco carnavalesco “Suvaco do Careca” entra no sexto ano e contará com a bateria da Escola de Samba Balanço do Morro e orquestra de frevo. O nome foi inspirado no bloco “Suvaco de Cristo”, do Rio de Janeiro.

Onde: Concentração fica na Rua lateral do Praia Shopping (Aonde fica o Pitt’s Burg).
Horário: 15h.

Desfile das Escolas de Samba

Onde: Avenida Duque de Caxias, Ribeira.
Horário: 19h

Submarino Amarelo

Quem disse que Natal não pode ter um bloco dedicado aos Beatles? Esta é a proposta do Submarino Amarelo, que promete transformar as músicas em uma eterna folia.

Onde: Largo do Atheneu.

Hora: 18 horas.

Ribeira Boêmia

Também no Largo do Atheneu haverá apresentação do projeto Ribeira Boêmia, com  participação dos artistas Dodora Cardoso, Josy Ribeiro, Luciano Queiroz, Nara Costa, Sueldo Soares e Valéria Oliveira.

Onde: Largo do Atheneu.

Hora: 20 horas.

Boca de Sino

A noite no Atheneu terá muito rock e músicas nostálgicas com banda Boca de Sino. Ótima opção para quem quer fugir do axé e do frevo.

Hora: 22 horas.

Onde: Largo do Atheneu.

Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens

O bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens está brincando Carnaval há mais de 10 anos pelas ruas de Ponta Negra, sempre no sábado de Carnaval. Haverá desfile de bonecos gigantes e muito frevo.

Onde: Avenida Praia de Ponta Negra, Ponta Negra (Na Praça do Gringos, onde acontece os shows da Prefeitura).

Horário: 17h.

Grandes Carnavais

O Movimento Grandes Carnavais está resgatando o carnaval tradicional de Natal, surgindo a partir dos blocos de elite. A concentração será no Largo do Atheneu, indo até o Aeroclube. Confira a programação a seguir:

16h – Rildo Lima e Carlos Zens
17h30 – Orquestras Frevo do Xico
19h – Aeroclube: Pedrinho Mendes, Sueldo Soaress e BatuGroove.
21h – Bangalafumenga RJ (show)
23h – DJ Mandaka e Bethoven no Sax

Bloco Banda da Praia. Beira mar de Ponta Negra

Onde: Hotel Manary em Ponta Negra com destino ao Deck do Astral

Hora: 10 horas

Bloco Cores de Krishna 

O Bloco Carnavalesco é organizado pelo restaurante vegano Samosaria e eles vão percorrer pelas ruas do bairro de Ponta Negra.

Hora: 16 horas.

Concentração: Lateral do Praia Shopping.

Destino: Praça Ecológica (Palco Principal)

Bloco Ia+Fiquei 

Tradicional bloco de Ponta Negra, como o Poetas, foi criado em 2009 por um grupo de pessoas que resolveram passar o carnaval em Natal. Em 2018, o bloco reconhece, pela primeira vez, o talento eletrizante de uma banda: DuSouto, composta por Gabriel Souto, Gustavo Lamartine e Paulo Souto, aclamada pela versatilidade e ousadia musical, essencialmente nordestina.

Onde: Concentração praça Varela Barca, com orquestra de frevo.

Destino: Praça Ecológica (Palco Principal)

Hora: 19 horas.

Bloco Aquinos nos Bebe

Onde: Av. Praia de Pirangi, 2218, Ponta Negra.

Hora: 16 horas.

Spok Frevo Orquestra

Hora: A partir das 20 horas.

Onde: Praça dos Gringos.


Domingo (11 de fevereiro)

Heleno Rodrigues Trio

A banda do músico Heleno Rodrigues vai tocar o melhor do pop rock nacional e internacional no domingo de carnaval.

Onde: Whiskritório (Rua Enico Monteiro, Capim Macio, do lado da UnP da Av. Roberto Freire).

Hora: 20 horas.

Desfile das Escolas de Samba 

Onde: Avenida Duque de Caxias, Ribeira
Hora: 19h

Banda do Siri

Há 29 anos, a tradicional banda do Siri vai animar os foliões do bairro da Redinha.

Onde: Orla da Redinha Velha.

Hora: 15 horas.

Bloco Suvaco do Careca

O bloco carnavalesco “Suvaco do Careca” entra no sexto ano e contará com a bateria da Escola de Samba Balanço do Morro e orquestra de frevo. O nome foi inspirado no bloco “Suvaco de Cristo”, do Rio de Janeiro.

Onde: Concentração fica na Rua lateral do Praia Shopping (Aonde fica o Pitt’s Burg).
Horário: 15h.

Bloco Se Brincar eu Pego.

O bloco sairá pelas ruas de Ponta Negra no domingo de Carnaval levando alegria e irreverência.

Concentração Balada Bar, Ponta Negra.

Destino: Av Praia de Ponta Negra, Praça Ecológica (Palco Principal)

Margareth Menezes

“Eu falei Faraó ó ó”

Margareth Menezes traz os ritmos afro-baianos para o polo Ponta Negra e canta seus hits carnavalesco, inclusive “Faraó”, considerado por muitos natalenses um hino da capital potiguar.

Hora: A partir das 20 horas.

Onde: Praça do Gringos (Palco Principal).

Desfile das Kengas

Sandra de Sá, atração principal das Kengas

As Kengas são bastante tradicionais na Cidade Alta, onde belas drags se montam e desfilam na passarela, além de brincar o carnaval. As candidatas disputam o Título de Kenga do Ano. Falamos um pouco do quanto é divertido este bloco neste link. Serão disponibilizadas, das 15h às 17h45min, 60 fichas que darão o direto da Kenga subir na passarela. Depois vai ter o show de Sandra de Sá.

Onde: Rua Ulisses Caldas, Cidade Alta
Horário: 15h.

Orquestra Greiosa e Academia de Berlinda

Orquestra Greiosa animando o Carnaval de Natal no Atheneu

O nome completo Grêmio Etílico Carnavalesco Orquestra Greiosa. Foi aos ensaios no Whiskritório? Agora vamos para prática. Fazem parte da Banda/bloco Paulo Souto (Dusouto), Gabriel Souto (Dusouto), Anderson Foca (Camarones Orquestra Guitarrística), Simona Talma (Talma&Gadelha), Ângela Castro (Rosa de Pedra), Kleber Moreira (Rosa de Pedra) e Sílvio Franco (Alphorria).  O show será encerrado com a apresentação de Academia de Berlinda, tradicional banda de Pernambuco. Vai está bem animado mesmo. E aí, vai perder?

Confira a programação completa a seguir:

14h – CHARANGA DA GREIOSA
16H – NAÇÃO ZAMBERACATU
18H – SKARIMBÓ
19H – ORQUESTRA GREIOSA
21H – ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA DE OLINDA (PE)
23H – ACADEMIA DA BERLINDA (PE)

Hora: 16 horas.

Onde: Largo do Atheneu.

Nação Zambêracatu

Pela primeira vez fortalecendo e enegrecendo o Carnaval de Natal, a Nação estará no Palco do Largo do Atheneu, polo Petrópolis, levando muito batuque para os foliões.

Onde: Largo do Atheneu.

Hora: 15 horas.

Psyu

O tradicional bloco do bairro do Alecrim estará nas ruas com seus trenzinhos animando os foliões e para relembrar aquele carnaval raiz da capital potiguar.

Concentração: Alecrim, Av.6, próximo da Associação de Moradores.

Hora: 16 horas.


Segunda (12 de fevereiro)

Desfile das Escolas de Samba 

Onde: Avenida Duque de Caxias, Ribeira
Hora: 19h

Mamonas Assassinas Cover

O grupo Pen Is Drive vai tocar o melhor dos grupos da banda de Guarulhos na segunda de carnaval.

Onde: Whiskritório (Rua Enico Monteiro, Capim Macio, do lado da UnP da Av. Roberto Freire).

Hora: 20 horas.

Os Mala de Barro Vermelho

Tradicional bloco carnavalesco do bairro da zona Leste está de volta, em seu quarto ano. O foco deste ano é resgatar os carnavais antigos. Haverá Xaranga, Banho de Cheiro e Concurso de Fantasias.

Hora: A partir das 12 horas.

Onde:  Rua Jaguarari (entre as ruas Segendo Wanderley e Meira e Sá, sentido Centro)

As Raparigas

Tradicional bloco de carnavalesco da Redinha vai animar a tarde de segunda de Carnaval, com “as raparigas” desfilando pelas ruas.

Onde: Praça do Cruzeiro (Redinha)
Horário: 12h.

Bloco PETIPÁ

Primeiro ano do bloco infantil, que promete animar os pequenos foliões com um pequeno baile.

Onde: Praça das Flores.

Hora: 16 horas.

Vão Me Levando – encontro de blocos. 

Assim como a Folia de Estandartes em Ponta Negra, o Vão Me Levando reúne todos os blocos que passaram no Largo do Atheneu nos dias de folia. As atividades acontecem no final da tarde.

Onde: Largo do Atheneu.

Hora: 17h30.

Largo do Atheneu

Além do “Vão Me Levando” haverá apresentações da Fobica do Jubila, Dusouto e encerrando com o Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemérito, de Pernambuco.

Onde: Largo do Atheneu.

Hora: A partir das 20 horas.

Bloco Aquinos nos Bebe

Onde: Av. Praia de Pirangi, 2218, Ponta Negra.

Hora: 16 horas.

Desfile das Tribos de Índios

Saindo da avenida Duque de Caxias, pela primeira vez, as tribos de índios vão desfilar nas ruas da Praça Ecológica de Ponta Negra.

Hora: 16 horas.

Desfile do Bloco Aponta

Um dos tradicionais blocos carnavalescos de Ponta Negra promete animar os foliões da zona Sul com muito frevo e marchinha pelas ruas.

Hora: 19 horas.

Monobloco (RJ)

UH É MONOBLOCO!

Monobloco é um dos mais conhecidos blocos de Carnaval brasileiros do Rio de Janeiro. Formada por Celso Alvim, Mário Moura, Sidon Silva, C.A Ferrari, e Pedro Luís, da banda Pedro Luís e a Parede. Mas, toda segunda de carnaval, há quatro anos, estão presentes no carnaval de rua de Natal trazendo músicas que não deixam ninguém parado.

Hora: A partir das 20 horas.

Onde: Praça Ecológica de Ponta Negra.


Terça-feira (13 de fevereiro)

Que tal se melar de lama com Os Cão? (Foto: Lara Paiva)

Banda do Siri

A tradicional banda do Siri vai animar os foliões do bairro da Redinha.

Onde: Orla da Redinha Velha.

Hora: 15 horas.

Os Cão

Os Cão já é tradição nas manhãs de terça-feira. Bloco mais antigo de Natal. Desde 1965, o grupo se banha na lama do mangue do Rio Potengi, criando sua fantasia. Depois, eles vão curtir o carnaval na Redinha. O bloco querido do Brechando, que pode ler sobre ele neste link.

Onde: Praia da Redinha
Horário: 09h.

Folias de Estandartes e Ricardo Chaves

Todos os blocos de Ponta Negra se unirão com seus estandartes para brincar o carnaval pela última vez. Depois disso, ocorre o show do cantor Ricardo Chaves.

Onde: Praça da Praia de Ponta Negra
Horário: 18h.

Chamada Carnavalesca do Rock 2018

De graça, a Chamada Carnavalesca do Rock deixa a Ribeira e vai para o Whiskritório na edição de 2018. O evento vai ter cheio de bandas potiguares, como Tertuliê, Boto Boy, Vagalumes do mar, Lab Rats, Atrito Urbano e Joseph Little Drop. Saiba mais por aqui.

Onde: Whiskritório (Rua Enico Monteiro, Capim Macio).

Hora: 16 horas.

Galo dos Pertubados

Galo dos Pertubados é tradição no Centro Histórico na terça-feira. Um boneco gigante caracterizado de garçom será a novidade do bloco Galo dos Perturbados, na terça-feira (13) de carnaval, no Centro Histórico de Natal. Ao novo personagem, se juntarão os já tradicionais bonecos do ex-Rei Momo Paulo Maux, do músico Mainha, do cozinheiro Gardênia e do comerciante Nazi, numa parceria com o bloco “Nazi vai à Ribeira”, além do galináceo gigante, o mascote do Galo dos Perturbados. Todos andando ao som do Frevo e Marchinhas pelas ruas da Ribeira e Cidade Alta.

Onde: Praça João Tibúrcio (Cidade Alta). 

Hora: 18 horas.

Roberta Sá

A cantora potiguar, radicada no Rio de Janeiro, vai tocar o seus sambas no largo do Atheneu. É a primeira vez dela como atração principal no carnaval natalense. A abertura será por conta de Rildo Lima e Isaque Galvão.

Onde: Largo do Atheneu.

Hora: A partir das 18 horas.

Quarta-feira (14 de fevereiro)

Baiacu na Vara

Criado em 1990, Baiacu na Vara é um dos tradicionais blocos do Carnaval potiguar. Apesar de tocar na quarta-feira de cinzas, o bloco mostra que os foliões ainda têm fôlego para brincar o carnaval.

Onde: Redinha (Concentração na Praça do Cruzeiro)
Horário:  09h30.

Bloco dos Garis

Quem trabalhou o Carnaval inteiro também merece curtir a folia, mesmo na quarta-feira de cinzas. O Bloco dos Garis não tem cordas de isolamento e os abadás são distribuídos gratuitamente.

Onde: Redinha (Praça do Cajueiro)
Horário: 08h30.

Programação completa da Prefeitura do Natal.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus