Brechando/Lista / 25 brechadas curiosas sobre a cidade do Natal

25 brechadas curiosas sobre a cidade do Natal

A capital potiguar está completando nesta segunda-feira (25) 418 anos e para homenagear a cidade, fizemos uma lista para comentar sobre as curiosidades da cidade. Enquanto você se prepara para as festas natalinas, veja a lista a seguir: 1)A cidade foi fundada no dia 25 de dezembro de 1599 e recebe este nome por conta…

Compartilhe:

A capital potiguar está completando nesta segunda-feira (25) 418 anos e para homenagear a cidade, fizemos uma lista para comentar sobre as curiosidades da cidade. Enquanto você se prepara para as festas natalinas, veja a lista a seguir:

1)A cidade foi fundada no dia 25 de dezembro de 1599 e recebe este nome por conta de ter sido fundada no dia de nascimento de Jesus Cristo.

2)Até o ano 1000, aproximadamente, a região do atual município de Natal era habitada por povos indígenas tapuias.

3)Nessa época, a região foi invadida por povos tupis procedentes da Amazônia, os quais expulsaram os tapuias para o interior do continente. No século XVI, a região era habitada por um desses povos tupis, os potiguaras.

4) A intenção de criar uma cidade era controlar os ataques índigenas Potiguaras e exterminar os ataques de piratas franceses.

5) A Fortaleza dos Reis Magos foi construída um ano antes da fundação de Natal, 06 de janeiro de 1598.

6) Durante a Invasão Holandesa, Natal se transformou em Nova Amsterdã.

7) Nesse mesmo período, o Forte dos Reis Magos, que era de taipa, foi transformado em alvenaria.

8) Mudaram o nome para Castelo de Ceulen (pronúncia-se Keulen)

9) Natal tinha apenas 6 393 habitantes no final de 1805

10) O relevo do município, com altitudes inferiores a cem metros, é constituído pela planície costeira, que abrange uma série de terrenos planos de transição entre o mar e os tabuleiros costeiros, alterados pela presença de dunas.

11) O principal rio que banha a cidade é o Potengi.

12) No entanto, ainda existe os rios Jundiaí, Pitimbu, Guariju e Jaguaribe.

13) A cobertura vegetal do município é formada pela Mata Atlântica.

14) O Parque das Dunas é um exemplo dos resquícios da Mata Atlântica, segundo maior parque urbano do Brasil.

15) Perde apenas para a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Este é o Parque das Dunas

16) A população do município de Natal, no censo demográfico de 2010, era de 803 739 habitantes.

17) É o sétimo município mais populoso do Nordeste e o vigésimo do Brasil, concentrando 25,4% da população estadual.

18) A população natalense é miscigenada, e descende principalmente de indígenas e portugueses.

19) O Produto Interno Bruto (PIB) de Natal é o maior do estado do Rio Grande do Norte.

20) Natal é cortada por três estradas federais: BR-101, BR-226 e BR-406.

21) A principal fonte econômica está centrada no setor terciário, com seus diversos segmentos de comércio e prestação de serviços de várias áreas, como na educação e saúde. Em seguida, destaca-se o setor secundário, com complexos industriais de grande porte.

22) 95,24% da população de Natal tem origem do Nordeste.

23) Sendo 88,36% tem origem no próprio estado do Rio Grande do Norte.

24) Limita-se com os municípios de Extremoz ao norte, Parnamirim ao sul e Macaíba e São Gonçalo do Amarante a oeste, além do Oceano Atlântico a leste.

25) Nosso clima é tropical úmido!

Comentários

Uma resposta para “25 brechadas curiosas sobre a cidade do Natal”

  1. JeanTorres

    Natal a miss bela e banguela ,da Ponta negra carbonizada e da jinga sintética, a cidade do muro baixo, dublês de ricos e sofrem de nobreza intestinais!
    Não possui aeroporto, sugiro embarcar em João Pessoa,Natal possuí o trecho aéreo mais caro do mundo, não tem ascensão crescimento em NADA, uma cabeça de BURRO enterrada!
    O nascimento que celebramos o dia 25 de dezembro não é o verdadeiro MESSIAS o nosso Salvador YAHUSHUA,nasceu em 11 de setembro!
    Tamuz filho de Semíramis com Nirode o próprio filho causou-se com a mãe Semíramis após assacinar o pai …. o paganismo do Natal Satânico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus