O professor da foto acima do título é o José Renan de Medeiros e há duas semanas foi eleito novo membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A posse do professor está prevista para 2018. Podem se tornar titulares os cientistas radicados no Brasil há mais de 10 anos e que apresentem destacada atuação científica.
Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desde 1977, José Renan de Medeiros desenvolve atividades em astronomia e astrofísica estelar. Atualmente é membro titular do Conselho Científico do Instituto Internacional de Física de Natal e coordenador geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos do Espaço (INEspaço).
Foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (1997-2000), presidente da Comissão Brasileira de Astronomia (2002-2005) e membro do Comitê Assessor Física-Astronomia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2005-2009). Ele será o único representante da UFRN que está na Academia.
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma academia de ciências que divulga e fomenta a produção científica no Brasil desde 3 de maio de 1916, tendo sido fundada por 27 cientistas e ainda sediada no Rio de Janeiro, com o nome Sociedade Brasileira de Sciencias, alterado em 1921 para sua atual denominação. Dentre os membros famosos está o Carlos Chagas Filho, filho do do renomado médico sanitarista Carlos Chagas, homem que descobriu a Doença de Chagas.
Atualmente, a Academia reúne seus membros em dez áreas especializadas: Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências da Engenharia e Ciências Humanas.
O presidente de hoje é o físico Luiz Davidovich, que deixará o cargo até o ano de 2019.
Deixe um comentário