Brechando/Cidades / Mada incentiva jovens a produzir próprio som e eventos culturais

Mada incentiva jovens a produzir próprio som e eventos culturais

Fotos: Lara Paiva Na adolescência, muitos dos meus amigos queriam ser rockstar, desenvolver uma banda e viver de música. O preconceito mais as dificuldades em divulgar o próprio trabalho fizeram com que muitas pessoas deixassem esse plano de lado. Porém, as coisas estão mudando. O festival Música Alimento da Alma (Mada) acontece em setembro deste…

Compartilhe:

Fotos: Lara Paiva

Na adolescência, muitos dos meus amigos queriam ser rockstar, desenvolver uma banda e viver de música. O preconceito mais as dificuldades em divulgar o próprio trabalho fizeram com que muitas pessoas deixassem esse plano de lado. Porém, as coisas estão mudando.

O festival Música Alimento da Alma (Mada) acontece em setembro deste ano. Alguns meses antes, a organização do evento está realizando um projeto chamado “Mada Faz Escola”, no qual visitará seis escolas públicas e privadas com a finalidade de contar detalhes do projeto, como organizar um evento cultural na cidade, além de incentivar alunos a criarem bandas ou fazer a sua própria música.

“Como a gente está fazendo 18 anos e o festival possui bastante força, queremos fazer algo não só apenas para as pessoas irem ao Mada, mas levar o conhecimento e o trabalho autoral para as salas de aula, além de fornecer uma percepção musical e terem uma ideia do que está acontecendo na cena musical potiguar, que já é reconhecido no país inteiro e também fora do Brasil. A intenção é captar mais pessoas para apreciar a cena musical local”, afirmou Jomardo Jomas, organizador do Mada.

Alunos de Produção Cultural receberam a primeira parte do projeto "Mada Faz Escola"
Alunos de Produção Cultural receberam a primeira parte do projeto “Mada Faz Escola”

A primeira ação aconteceu nesta quinta-feira (6), no campus de Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).  A equipe conversou com estudantes do curso superior de Produção Cultural e do curso técnico de Eventos da instituição federal, o bate-papo tem como objetivo compartilhar com esses estudantes, futuros profissionais da área da cultura e do entretenimento, como funciona a realização de grandes eventos na cidade, as potencialidades econômicas e culturais, a relação com os patrocinadores, fornecedores, artistas e público.

Além disso, membros da Fundação José Augusto (FJA) e Fundação Capitania das Artes (Funcartes), órgãos ligados à pasta de cultura no Estado e Município, respectivamente, explicaram como funciona os editais de Lei de Incentivo à Cultura.

O evento busca lançar os novos talentos musicais do país tendo revelado nomes como  Pitty, Ana Cañas e Detonautas. Além disso, ele ficou conhecido por apresentar diversas bandas locais e algumas que estão fazendo sucesso nacionalmente, como Far From Alaska e Plutão Já Foi Planeta, que ficou na segunda colocação do “Superstar”, reality show da Rede Globo.

Sobre o assunto, Jomardo comemora pelo fato de finalmente as bandas potiguares estão sendo vistas não só por outros estados, mas pelo público da terra e é um momento ideal para incentivar os jovens a continuar com esse crescimento.

“A gente está passando por um momento único na cena musical do Rio Grande do Norte. As bandas do Rio Grande do Norte estão conquistando o país e precisamos utilizar esse momento para consolidar mais. Por isso, a gente tem que fazer iniciativas nas escolas públicas e privadas para que eles comecem acompanhar a cena potiguar”, comentou.

Durante as visitas as escolas, os alunos vão receber debates, pocket shows e uma aula-espetáculo sobre a música potiguar e o que está sendo produzido. O diálogo entre artistas e público terá como foco os estudantes do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio. Esses encontros dos estudantes dessa faixa etária acontecerão em agosto, período que retorna as férias escolares.

“Todas as escolas querem que esta ação do Mada, isto é o resultado da ação que está acontecendo com o cenário da música potiguar. No próximo ano quero fazer em todas as escolas de Natal, quase um outro festival (risos)”, garantiu Jomas.

Além do IFRN, a organização do projeto já confirmou encontros também na Escola Estadual Professor Francisco Ivo, Cei Zona Sul, Cei Mirassol e Salesiano São José.  “Agora a ideia é que fomente esta cena e fazer com que as pessoas tenham coragem de criar a sua própria banda”, finalizou.

Sobre o festival

Este ano, o Mada comemora 18 anos e já anunciou as primeiras atrações confirmadas para esta edição. A banda Planet Hemp, os rappers Emicida e Rael, os cantores Jaloo, Liniker, além das bandas potiguares Plutão Já Foi Planeta, Caboclas MCs e Luiz Gadelha e os Suculentos já foram confirmados.

Eventos paralelos como feira do vinil, mostra de videoclipes, Feira Mix e outros serão anunciados em breve. O Mada vai acontecer nos dias 23 e 24 de setembro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus