Brechando/Cidades / Relógio do Alecrim foi retirado do bairro

Relógio do Alecrim foi retirado do bairro

Essa foto foi feita pelo jornalista Bernardo Luiz enquanto caminhava pelo bairro do Alecrim, na Praça Gentil Ferreira, que fica no cruzamento das avenidas Amaro Barreto e Presidente Bandeira, praticamente a parte mais importante da região. O tradicional relógio foi retirado e, até o momento, não se sabe o motivo de sua retirada foi para…

Compartilhe:

Essa foto foi feita pelo jornalista Bernardo Luiz enquanto caminhava pelo bairro do Alecrim, na Praça Gentil Ferreira, que fica no cruzamento das avenidas Amaro Barreto e Presidente Bandeira, praticamente a parte mais importante da região. O tradicional relógio foi retirado e, até o momento, não se sabe o motivo de sua retirada foi para fins de reformá-lo ou porque estava inutilizado.

De acordo com Luiz, o registro desta foto foi retirado na tarde do dia 5 de julho, enquanto estava andando próximo.

O relógio foi instalado na década de 60 pelo Rotary Club do Alecrim. O Rotary tinha como objetivo prestar um serviço a população, que na época não tinha condições de comprar um relógio. A gente já falou sobre este relógio nesta matéria.  O Jornal Diário de Natal, quando existia, realizou uma matéria apontando que o relógio do Alecrim é referência para 92% das pessoas que passam pelo local.

Em 2011, após 45 anos de uso, o Rotary Club do Alecrim trocou o relógio antigo por um novo, em comemoração ao centenário o bairro do Alecrim. O segundo relógio era um pouco maior do que o antigo.

A praça também ficou conhecida como “A Praça do Relógio” por conta do instrumento e se tornou um ponto de referência para aqueles que não são acostumados em andar no mais famoso bairro comercial de Natal. Na década de 80, foi palco para as manifestações políticas, como Diretas Já (lutava pelo direito de votar para um presidente da república), e comícios políticos.

Já o espaço público existiu um pouco antes, na década de 30 e foi uma homenagem ao prefeito Gentil Ferreira, pessoa quem a inaugurou. Existe um projeto de revitalização do bairro, que inclui a reforma da praça, porém a ideia só existe no papel.

Confira algumas imagens da praça em fotos antigas da capital potiguar:

12920323_1078047475549954_579684630362529937_n
Praça na década de 30/40, antes do relógio

Praça Gentil Ferreira na década de 70 com o relógio
Praça Gentil Ferreira na década de 70 com o relógio

Praça na década de 80
Praça na década de 80

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus