Brechando/Cidades / Praça do Mitsubishi: balada dos jovens de Natal

Praça do Mitsubishi: balada dos jovens de Natal

A Praça Amaro Marinho fica nas imediações do bairro de Lagoa Nova, porém os jovens a conhece como a Praça do Mitsubishi, por conta que fica por trás da loja desta marca. O público, a maioria é adolescentes e jovens da cidade, ficam reunidos durante a noite para beber e conversar besteiras. Inicialmente, este grupo…

Compartilhe:

A Praça Amaro Marinho fica nas imediações do bairro de Lagoa Nova, porém os jovens a conhece como a Praça do Mitsubishi, por conta que fica por trás da loja desta marca. O público, a maioria é adolescentes e jovens da cidade, ficam reunidos durante a noite para beber e conversar besteiras. Inicialmente, este grupo se reunia no andar debaixo do estacionamento do Midway Mall, até serem expulsos pela organização do shopping.

Depois, eles descobriram o local e desde meados dos anos 2000, o local é um pouco movimentado pela noite, vide as fotos de garrafas de cervejas e cigarros espalhadas pela praça, parecido com o que fazem na Praça Ecológica de Ponta Negra, no bairro de mesmo nome em Natal (Nos próximos posts vou falar sobre o documentário que fiz sobre este lugar junto com o jornalista Jacques Noronha).

Quando “brechei” a praça, não estava no local onde tinha bastante gente, mas alguns frequentadores que andavam era sim composta por jovens. Algumas vezes eram moradores colocando os cachorros de raça e grande porte para circular no local.

A praça já foi alvo de polêmica entre frequentadores e vizinhança, uma vez que fica em um local de família de classe média e alta. Tanto que quando tirei fotos da praça, um dos moradores, que está há 13 anos, ficou me questionando o porquê de estar tirando fotos e passeando naquele local. Cheguei a perguntar se as festas ainda acontecia. Rapidamente, ele me respondeu:

– É mais nos finais de semana e durante a noite!

Durante uma época, essas festas aconteciam durante as quarta-feiras. Em maio do ano passado, o Jornal de Hoje realizou uma matéria sobre a praça.

A maioria quem frequenta a praça são das tribos mais alternativas, como roqueiros, nerds e otakus da região. Também é um local que é muito frequentado por casais de mesmo gênero. Apesar disso, o local também é um “abrigo” para os moradores de rua dormirem.

A diversidade da praça também chama atenção para o lado positivo, uma vez que uma residência se transformou em um espaço chamado “Arena Geek”, onde possui uma loja de jogos de tabuleiros, jogos de carta e uma lanchonete de açaí. Dentro da praça existe uma banca gradeada que vende bebidas.

A praça tem problemas de infraestrutura e é nítido a falta de reparação dos órgãos municipais.

Confira as fotos a seguir:

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus