Estamos passando por um período de nostalgia. Voltamos a tirar fotos em máquinas de filme e estamos voltando a escutar novamente os vinis. Em 2008, a Polysom abriu novamente as portas e se tornou a única fábrica de discos da América Latina e tem outras 41 indústrias espalhadas no mundo. Onde comprar vinil da cidade? Um dos lugares que sugiro é o Mercado de Petrópolis, onde tem a Feira do Vinil, que acontece mensalmente, durante o dia todo.
A ideia da feira veio a partir do Sunrise e mais dois sebos existentes, que são: Cata Livros e Lisboa. Além disso, eles tiveram o apoio da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal de Petrópolis (ASPERM). A feira reúne outros colecionadores e membros de outros sebos da cidade.
Tem toda variedade de LP desde o rock, samba, boleto, instrumental e até duplas de música infantil, como Jairzinho e Simony.
O dono do Sunrise, mais tradicional sebo do Mercado de Petrópolis, se chama Reginaldo Hendrix, apelido que veio por conta de sua paixão pelo guitarrista norte-americano Jimi Hendrix. Ele possui mais de cinco mil longs play (LPs) e um dos segredos de sua conservação é banhá-los em sabão de coco.
Reginaldo é conhecido por tratar a sua coleção como seus filhos. Hendrix começou comprando os compactos no Alecrim, após o fechamento das lojas, as pessoas vendiam nas calçadas uma pilha dos LPs e compactos. Devido a pouca grana, ele preferia os compactos e como não tinha vitrola, escutava na casa dos amigos. A descoberta musical dele se deu escutando álbum por álbum.
O sebo é encantador. Tem desde artistas famosos da Música Popular Brasileira (MPB) até os considerados “raridades”. O Mercado de Petrópolis fica na Avenida Hermes da Fonseca, próximo do edifício Monte Rey.