Quem é Salgado Filho? Nome da avenida principal de Natal

Quem é Salgado Filho? Nome da avenida principal de Natal

Compartilhe:

O maior “auê” de ontem (12) foi o anúncio do prefeito Carlos Eduardo Alves ao anunciar que a Avenida Senador Salgado Filho alterará o nome. O prefeito anunciou durante a assinatura do convênio para construção de uma ciclofaixa na Avenida Ayrton Senna, zona Sul de Natal. Na teoria, a via começa no Natal Shopping e termina no cruzamento da Bernardo Vieira, próximo ao IFRN e o Midway Mall. Afinal, quem é o Salgado Filho?

Joaquim Pedro Salgado Filho nasceu em Porto Alegre no dia 2 de julho de 1888. Ele foi magistrado, senador, apoiou Getúlio Vargas em 1930 e foi o primeiro ministro da Aeronáutica (lembrar que Natal possui uma relação muito forte com a aviação). Foi um dos criadores do Correio Aéreo Nacional e da Escola de Aeronáutica, que resultou na separação da Força Aérea Brasileira do Exército. Estimulou a criação de aeroportos para aviação comercial no Brasil.

Apesar de ter contribuído pela aviação brasileira, a ironia da vida fez com que ele morresse em um acidente aéreo no Rio Grande do Sul. Por isso que o aeroporto de Porto Alegre recebe o seu nome.

Este é um pedaço da Avenida Salgado Filho
Este é um pedaço da Avenida Salgado Filho

Além do Rio Grande do Sul, existem diversas homenagens ao Salgado Filho em Belo Horizonte, Aracaju, Rio de Janeiro, Porto Velho, Osasco, Recife, Natal e Curitiba. Existe um município do Paraná que recebe o seu nome. Já no Rio, ele é nome de hospital municipal.

Em Belo Horizonte existe uma escola municipal com o nome dele, além de um bairro. A capital do Sergipe também tem um bairro em homenagem ao Salgado Filho. Além de Natal, existe uma avenida de mesmo nome em Curitiba.

Sobre a Salgado Filho, a Avenida que terá seu nome trocado e os novos nomes

É a principal avenida da cidade e o principal caminho dos moradores da zona Sul para o centro da cidade e bairros da zona Leste. Uma das coisas que não entendi em Natal (olha que eu nasci na terrinha!) é o limite da Av. Salgado Filho com a Hermes da Fonseca.

Você pode ler também:  Uma foto rara da UFRN em obras

Só cruzar um sinal de trânsito, uma simples via muda de nome e vira Hermes da Fonseca, nome de um ex-presidente da república. Alves alega que quer trocar por alguém que “fez alguma coisa por Natal”. Os nomes cogitados segundo blogs e portais de notícia é Nísia Floresta ou Agnelo Alves (pai do prefeito que faleceu neste ano e foi ex-prefeito de Natal e Parnamirim).

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), 370 mil pessoas, em veículos coletivos e particulares. Para modificar o nome da avenida, o prefeito precisará enviar um projeto de lei à Câmara Municipal de Natal.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí