Brechando/Cidades / Por que vale a pena visitar o Museu do Brinquedo?

Por que vale a pena visitar o Museu do Brinquedo?

Início de semana e você está cansado de ficar em casa. Você lembra das suas brincadeiras de infância? Quando não tinha dinheiro, como você fazia para brincar? É essa proposta do Museu do Brinquedo, que fica no campus do bairro de Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). O local foi…

Compartilhe:
Museu fica na cede do campus do IFRN Cidade Alta (Fotos: Lara Paiva)
Museu fica na cede do campus do IFRN Cidade Alta (Fotos: Lara Paiva)

Início de semana e você está cansado de ficar em casa. Você lembra das suas brincadeiras de infância? Quando não tinha dinheiro, como você fazia para brincar? É essa proposta do Museu do Brinquedo, que fica no campus do bairro de Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). O local foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Culturais da Ludicidade Infantil (NECLI).

O local é fácil de encontrar, pois fica na primeira porta a direita depois da entrada que fica na Avenida Rio Branco. De acordo com o site do IFRN, o local abriga um acervo de cerca de 300 brinquedos e brincadeiras inventariados em mais de 60 municípios potiguares que foram registrado a partir de uma equipe de pesquisadores do próprio instituto.

Dentro do museu pode ser vistos brinquedos sonoros e musicais (gaita de talo de mamoeiro), bonecos e acessórios (camas de quenga de coco, soldadinhos de castanho de caju), representações de animais (curral de ossos), miniaturas de utensílios domésticos (móveis de caixas de fósforo), armas (arapuca, arco e flecha), transportes (barcos e jangadas, breque ou guidom, trem de lata de sardinha) e os mais diversos jogos (carrapeta, pião, peteca, biloca, futebol de botão), etc.

O que achei mais interessante foram as petecas, o mini-parque de vaquejada, a sinuca feito de papelão e o ônibus de madeira que é uma miniatura da empresa Jardinense, conhecida por fazer viagens no interior do estado. O álbum completo pode ser visto no final do post.

Museu do Brinquedo

Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 21h

Agendamento de grupos: (84) 4005-0970

 

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus