Uma das coisas que viralizou na internet no início desta semana foi o discurso da estudante de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Durante a comemoração dos dois anos do Programa Mais Médicos, projeto do Governo Federal, realizada nesta terça-feira (4), no Palácio do Planalto, em Brasília. Emocionada, Ana Luíza Lima comentou a felicidade de cursar um curso na cidade onde vive, Caicó.
“No meio das reviravoltas que só a vida sabe fazer, deparei que o sonho é possível”, afirmou durante o seu discurso (Salta para os 42 minutos do vídeo).
A jovem apoia o processo de interiorização do curso para os interiores do estado e agradece que este programa lhe ajudou a cursar medicina. “No Brasil de hoje, a neta de agricultor do sertão do Nordeste ou qualquer região do interior do Brasil já pode sonhar em ser doutora”, afirmou a jovem em seu discurso. Além disso, o fim de discurso citou Ariano Suassuna, quando diz “o sonho é o que leva a gente para frente”.
Ana Luíza, que sempre sonhou cursar Medicina, temia não concretizar o seu desejo, diante das dificuldades que enfrentava. Hoje, o sonho se tornou realidade. A jovem é ingressante da primeira turma do campus de Caicó da UFRN.
“É nessa juventude engajada com a região da qual orgulhosamente faço parte que precisamos acreditar como podemos ser capazes de modificar a realidade da saúde vigente”, comentou. No final do seu discurso, ela afirmou: “Estamos certo de que nada mais impedirá da gente sonhar”.
Vale lembrar que neste ano, o curso de Medicina da UFRN em Caicó teve a maior nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015.