Home/Curiosidades / Exposição Abya Yala: Decolonizando Pensamentos acontece em Natal

Exposição Abya Yala: Decolonizando Pensamentos acontece em Natal

Abya Yala

Abya Yala acontecerá no IFRN do Centro Histórico em um espaço especialmente preparado para destacar as obras. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:


Abya Yala é uma denominação histórica do continente americano. O termo passou a ser utilizado por diferentes organizações e comunidades indígenas de todo o continente para substituir a designação eurocêntrica “América”. Nesse sentido contemporâneo, o termo é utilizado como símbolo de identidade cultural e de respeito à natureza deste território. Ainda mais, o uso do termo integra iniciativas de descolonização do pensamento e da História da América e faz parte da construção político-identitária dos movimentos indígenas do tempo presente.

Por isso, os estudantes de Produção Cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no Campus Centro Histórico, realizarão a exposição “Abya Yala: Decolonizando Pensamentos”. Os dias de apresentação do trabalho acontecerão entre os dias 13 de agosto e 13 de setembro de 2024, a partir das 16:00, no Campus Natal-Centro Histórico. O objetivo é decolonizar o pensamento europeu sobre o território e resgatar a ancestralidade dos povos originários.

A mostra apresenta obras dos artistas do Ateliê ao Céu Aberto de 2023, destacando a valorização de suas produções e a importância da cultura originária. Celebra a herança cultural dos povos nativos brasileiros, enfatizando o resgate e a valorização de suas tradições e identidades.

Organizada pelos alunos do 5º período do curso de Produção Cultural, com a orientação dos professores Mara Beatriz Pucci de Mattos, Rosane Felix Ferreira e Fábio Duarte. Além disso, acontecerá em um espaço especialmente preparado para destacar as obras, assegurando a proteção e o bem-estar tanto dos participantes quanto das instalações do instituto.

A entrada será gratuita e aberta ao público, e a exposição ficará em cartaz por um mês, com acesso livre todos os dias da semana. Além disso, os alunos estarão prontos para fazer a mediação em horários específicos.

Origem do termo

É um nome que vem da cosmogonia da população guna, grupo indígena do Panamá, para se referir à sua parte do continente americano. Eles viviam desde antes da chegada e invasão de Cristóvão Colombo e de europeus. Dentro da cosmogonia guna, “Abya Yala” é o estágio final da evolução e formação da “Mãe Terra”.


SERVIÇO:
Oquê: Exposição Abya Yala: Decolonizando Pensamentos
Data: 13 de agosto a 13 de setembro de 2024
Endereço: R. das Donzelas, 135- Rocas, Natal- RN, 59012-190, IFRN-Centro Histórico
Horário: 8h às 18h
Instagram: @atelieaceuaberto

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus