Dos 11.460 casos esperados de câncer a cada 100 mil habitantes no Rio Grande do Norte, 250 são de leucemia. Além disso, os dados são do Instituto Nacional Contra o Câncer (INCA).
Isto corresponde a 5,01% dos casos de câncer no estado, no qual ainda boa parte dos casos são câncer de mama e próstata.
Logo, estima-se que até o ano de 2025, o número de pessoas com câncer no RN seja de 34 mil. O cálculo é fundamentado nos casos provenientes dos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP), e no número de óbitos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
Ao todo foram estimadas as ocorrências para 21 tipos de câncer mais incidentes no país, dois a mais do que na publicação anterior, com a inclusão dos cânceres de pâncreas e de fígado.
O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma, seguido pelos de mama feminina, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.
Entre os homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, assim como entre as mulheres, o câncer de mama é o prevalente.
Casos de leucemia no RN
De acordo com dados do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), a idade mínima relatada foi de 6 anos e máxima de 80 anos. A maioria dos pacientes (85,1%) não possuíam plano de saúde, sendo usuários do SUS.
Quanto à procedência, 40,4% (19) eram de Natal ou Grande Natal e 59,6% (28) oriundos de cidades interioranas. Dos casos analisados, mais da metade apresentou diagnóstico de Leucemia Mieloide Aguda – LMA (68,1%), seguido de Leucemia Linfóide Aguda de células B – LLA B (19,2%) e Leucemia Linfoide Aguda de células T – LLA T (4,3%).
Em relação ao desfecho clínico, 40,4% evoluíram para o óbito e 59,6% dos pacientes mantiveram-se em tratamento ou realizaram transplante de medula óssea.
A faixa etária e o sexo são fatores que influenciam nos padrões de mortalidade, uma vez que adolescentes e adultos jovens têm melhores taxas de sobrevivência após o diagnóstico e tratamento da doença. Os dados encontrados no grupo de estudo foram semelhantes à literatura,em que a maior incidência vem de pacientes do sexo masculino em idade mais avançada, e o tipo de leucemia mais prevalente em adultos é a LMA.
Causas e prevenção
Várias condições podem influenciar na ocorrência da doença. Fatores externos ou internos ao organismo contribuem para o desenvolvimento da doença. As causas externas estão relacionadas ao meio ambiente, hábitos, costumes e qualidade de vida da pessoa. Além disso, as causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
Alguns tipos de câncer têm causas conhecidas. O cigarro, por exemplo, pode causar câncer de pulmão. A exposição excessiva ao sol, pode provocar câncer de pele. Alguns vírus podem causar leucemia e o HPV câncer de colo do útero. Outros tipos de câncer, ainda em estudo, podem ter ligação direta com componente dos alimentos.
Deixe um comentário